Restrição ao transporte alternativo em Palmas volta a ser debatido

Por Elpídio Lopes-AL
12/08/2015 16h12 - Publicado há 8 anos
Deputado Elenil da Penha preocupado com o decreto do prefeito Carlos Amastha
Koró Rocha / HD

Os deputados voltaram na sessão matutina desta quarta-feira, dia 12, ao debate sobre medida tomada pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), que impede o transporte alternativo por vans de transitar pelo interior dos bairros de Palmas. Então crítico da medida, o deputado Elenil da Penha (PMDB) amenizou o discurso, depois de participar de reunião com o prefeito, parlamentares e empresários de vans na tarde dessa terça-feira, dia 11.

O parlamentar Ricardo Ayres que pertence à mesma sigla do prefeito, afirmou que a preocupação do chefe do Executivo municipal é a segurança oferecida pelo serviço. Segundo os parlamentares, porém, a alegada falta de fiscalização das bagagens conduzidas pelo referido transporte não torna o gestor indiferente a propostas que levem a garantias de segurança dos usuários e da população.

Na direção oposta, o parlamentar Wanderlei Barbosa (SD) refutou a restrição imposta por Amastha. “Quem mais sofre com a medida são os passageiros do interior, que muitas vezes vêm a Palmas com pouco dinheiro e têm de pagar táxi para concluir a viagem”, garantiu.

O decreto do prefeito provocou a reação do deputado Amélio Cayres (SD). Ele apresentou um requerimento cuja urgência foi aprovada na terça-feira, dia 11, e que teve seu conteúdo aprovado na ordem do dia da manhã desta quarta-feira, com voto de repúdio ao gestor pela adoção da medida. A vigência do Decreto 1076/15 está prevista para o dia 15 de agosto. Até lá, empresários contrários à medida tentam reverter a situação. (Elpídio Lopes)