Audiência pública debate pauta de reivindicação de servidores da educação

Por Elpídio Lopes-AL
25/08/2015 10h24 - Publicado há 8 anos
Educadores e deputados em busca de solução para impasse com o Governo do Estado
Clayton Cristus / HD

A audiência pública que discute a pauta dos servidores da educação estadual, em estado de greve há 75 dias, foi iniciada no auditório da Assembleia Legislativa às 9 horas da manhã desta quinta-feira, dia 20.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), José Roque apresentou a pauta de reivindicação da categoria. A audiência foi solicitada ao Legislativo pelo sindicato na última segunda-feira, dia 17, em reunião com o presidente da Casa de Leis, deputado Osires Damaso (DEM), que atendeu ao pedido e se dispôs a mediar as negociações com o Governo.

Como presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, o deputado Wanderlei Barbosa (SD) presidiu a sessão. O objetivo do ato é abrir o debate, que se encontra travado entre a categoria e o Executivo.

Segundo Roque, o investimento de 30% do PIB estadual na educação é uma das reivindicações da categoria. “Atualmente, nem os 25% obrigatórios são investidos, o que tem dificultado o bom andamento da educação no Estado”, afirmou.

O líder sindical recusou a proposta, feita pelo Governo, de pagamento dos direitos dos educadores no ano de 2016. Cerca de 300 servidores estão no auditório e cantam palavras de ordem contra o Governo.

Também estiveram presentes os parlamentares Ricardo Ayres (PSB), Eli Borges (PROS), Valderez Castelo Branco (PP), Luana Ribeiro (PR), Valdemar Júnior (PSD), Nilton Franco e Elenil da Penha, do PMDB, Zé Roberto, Amália Santana e Paulo Mourão, do PT e Eduardo Siqueira Campos(PTB). (Elpídio Lopes)