Valderez apresenta relatório em reunião do Comitê Gestor de Saúde

Por Maisa Medeiros-AL
09/09/2015 10h06 - Publicado há 8 anos
Deputada Valdrez Castelo Branco conclui e apresenta relatório da Comissão de Saúde
Ises de Oliveira / HD / Mais imagens

Com o objetivo de apresentar relatório das visitas técnicas aos hospitais de Palmas, Gurupi e Araguaia, a deputada Valderez Castelo Branco (PP) se reuniu na manhã desta sexta-feira, dia 4, na sala de reuniões da presidência do Poder Legislativo com membros do Comitê Gestor de Saúde. O comitê é formado por representantes da Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Federal e Estadual, técnicos da Sesau e parlamentares.

Durante o encontro, Valderez que preside o Comitê Gestor e a Comissão da Saúde, Meio Ambiente e Turismo expôs sua análise sobre as visitas e os depoimentos e sugestões coletados por profissionais da área nas três unidades hospitalares.

Participaram da reunião a juíza federal e vice-coordenadora do Comitê de Judicialização da Saúde (CEMAS) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Denise Dias Dutra Drumond, a promotora de Justiça, Maria Roseli de Almeida Pery, o defensor público do Estado, Arthur Pádua, e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Entre os assuntos abordados no relatório e debatidos na reunião, estão a forma de aplicação de recursos, critérios de atendimento dos médicos ao internar pacientes e ainda o processo de entrega de medicamentos e materiais usados em cirurgias.

A finalidade do comitê é discutir mecanismos para melhorar o processo na entrega dos remédios, assim como todo o atendimento do paciente. Outra questão enfocada foi a constante intervenção da Justiça para resolver problemas relacionados a pacientes para a garantia de direitos básicos à Saúde, como realização de cirurgia, muitas vezes adiada por falta de algum material ou acesso a medicamento.

Para Denise Dutra é necessário uma medida eficaz para que as empresas fornecedoras de remédios e materiais hospitalares também sejam punidas, caso não cumpram os prazos estabelecidos. (Maisa Medeiros)