Três projetos de lei tramitam na CCJ
Três projetos de lei foram encaminhados, nesta manhã do dia 29, à Comissão de Constituição, Justiça e Redação para a nomeação de relator. Um deles é do Executivo e dois são do Legislativo. A matéria do Governo altera a Lei nº 1.168, de 2 de agosto de 2000, que institui o Fundo de Capacitação dos Servidores do Poder Executivo - Funcase.
A intenção da matéria é adequar as receitas que constituem o Funcase à realidade das ações desenvolvidas pela Secretaria de Administração, incluindo as dotações consignadas no Orçamento do Estado. Os recursos do Funcase, segundo o governo, servirão para implementar o sistema de capacitação funcional dos servidores do Poder Executivo.
Legislativo
O deputado Eduardo do Dertins (PPS) é o autor da matéria que denomina de utilidade pública a Associação de Moradores de Formoso do Araguaia. "A associação tem como principal objetivo ajudar aos mais necessitados e, com o reconhecimento de utilidade pública, poderá realizar convênios com vários segmentos da sociedade", justificou o deputado.
O segundo projeto de lei do Legislativo é de autoria da deputada Josi Nunes (PMDB) e declara de utilidade pública a APAE "Tia Coraci de Natividade e Chapada da Natividade". A entidade de caráter educacional, criada para dar apoio às famílias que possuem entes com necessidades especiais, fica localizada no município de Natividade.
Cem anos de aviação
Ainda durante a sessão ordinária de hoje, Josi Nunes se pronunciou sobre os 100 anos da aviação, "uma das invenções mais importantes da história da humanidade, que aconteceu pelas mãos de um brasileiro Alberto Santos Dumont", afirmou a deputada.
Ela lembrou, ainda, que o avião já salvou muitas vidas no Estado e que sua história com a aviação é peculiar "até porque sou filha de um aviador, o comandante Jacinto Nunes", justificou Josi.