Eli Borges defende mais dedicação na prevenção de drogas

Por Elpídio Lopes-AL
03/12/2015 22h13 - Publicado há 8 anos
Deputado Eli Borges quer mais verbas para cuidar dos dependentes químicos
Deputado Eli Borges quer mais verbas para cuidar dos dependentes químicos
Ises Oliveira / HD

Eli Borges (PROS) conclamou os demais deputados, na manhã desta quinta-feira, dia 3, para que, assim como ele, destine recursos de suas emendas, para o tratamento de vítimas das drogas e para prevenção contra o uso dos entorpecentes. “Peço aos parlamentares que me ajudem, destinando emendas em favor dessa causa. Tenho falado tanto e o poder público pouco tem feito para atender a essa demanda”, argumentou.

O deputado, em tom de apelo aos colegas, afirmou que os R$ 420 mil destinados pelo governo para a prevenção das drogas são insuficientes para atender à demanda no Estado. O valor, segundo informações extraoficiais, não dá para pagar nem as internações dos dependentes em tratamento.

Eli garantiu que destinará emenda de R$ 160 mil para os centros de atendimentos de toxicomania do Estado, visando colaborar na prevenção e recuperação de seus pacientes. Enquanto criticou o fato de o Tocantins não possuir unidades de internação compulsória de viciados, o deputado defendeu a construção desses estabelecimentos em Palmas, Gurupi e Araguaína.

Segundo previu, a construção de um centro para atender a 50 pessoas terá um custo de um milhão de reias. “Com três milhões, no entanto, construiríamos todos os centros almejados. Na parte que me compete, estarei agindo. Destinar uma emenda é um gesto prático para atender a essa grande necessidade”, disse Eli.

O parlamentar chamou atenção ao contar o caso de um filho viciado, endividado pelo consumo de drogas, que disse para a mãe: “mãe, eles estão ali na esquina para me matar. Caso a senhora não me der dinheiro para pagar uma dívida, eles vão me matar”. Para o deputado, é isso que se espera evitar e que só será possível se houver investimentos financeiros, seriedade com a coisa pública e compaixão. (Elpídio Lopes)