Assembléia concedeu dois títulos de Cidadão Tocantinense

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia / TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Nilmar, Halum e Avelar
Em sessão solene, a Assembléia Legislativa concedeu, na manhã de hoje, dia 21, o título de Cidadão Tocantinense ao procurador da República, Mário Lúcio de Avelar, e à professora Nilmar Gavino Ruiz. A solenidade, presidida pelo deputado César Halum (PFL), contou com a presença do procurador-geral do Estado, Hércules Ribeiro Martins, representando o governador Marcelo Miranda (PMDB), do chefe de gabinete da prefeitura, Deocleciano Gomes Filho, representando o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), de secretários de Estado, autoridades militares, presidentes de autarquias, além de familiares e convidados dos condecorados. A primeira honraria foi concedida à professora e ex-prefeita de Palmas, Nilmar Gavino Ruiz. O deputado Ângelo Agnolin (PFL), autor do projeto, falou que a história de Nilmar se confunde com a do Tocantins. "Sua trajetória profissional é pautada pela ética e competência. Sua sensibilidade social e senso de justiça deixaram marcas indeléveis nos tocantinenses. Nilmar sempre trilhou o caminho do sucesso", finalizou o deputado. Nilmar agradeceu a homenagem e disse que foi o amor à primeira vista pelo novo Estado e a possibilidade de participar da formação de um novo sistema de ensino que fizeram com que ela largasse tudo e viesse para cá. "O Tocantins me deu muito mais do que eu poderia esperar. Porém, o maior desafio da minha vida foi participar da política partidária do nosso Estado". Ela encerrou seu pronunciamento dizendo que "se sente tocantinense há muitos anos, porque tocantinenses são todos os que, como eu, amam nosso Estado e colaboram para que ele se transforme em exemplo para o Brasil". Em seguida, o procurador da República, Mário Lúcio de Avelar, foi agraciado com o título. Segundo o deputado Sargento Aragão (PPS) que o homenageou, "o procurador deixou um rastro de bons serviços prestados ao Estado e, no trato da coisa pública, sua postura é irrepreensível". Mário Lúcio ressaltou ser difícil conter a emoção e lembrou que o Tocantins marcou o início da sua vida profissional. Em seus primeiros anos no Ministério Público, ele conviveu com a gente do Estado e pôde vivenciar o anseio do povo em participar da construção da mais nova unidade da Federação. O procurador ressaltou que nunca se aterrorizou com o poder dos fortes, porque buscou a inspiração no cumprimento do seu dever. "Com igual importância, dediquei-me à tarefa da defesa dos direitos humanos, de respeito ao trabalhador, à mulher, ao adolescente e ao idoso", acrescentou. No encerramento do evento, o presidente César Halum (PFL) salientou a dedicação e o combate sem trégua com que os condecorados se empenharam para promover o desenvolvimento do Estado. "A olhos-vistos, colocaram-se por inteiro, cada um a seu modo e segundo suas capacidades, ao lado das causas populares, sobretudo daquelas que contemplaram os mais pobres", lembrou Halum.