Programa “Papel Reciclado” é proposto por Mauro Carlesse

Por Maisa Medeiros/AL
25/02/2016 09h12 - Publicado há 8 anos
Programa deve ser implantado de forma gradativa
Calyton Cristus / HD

Uma proposta de criação do programa “Papel Reciclado” nos órgãos públicos do Estado foi encaminhada na sessão matutina desta quarta-feira, 24, para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).  O projeto de autoria do deputado Mauro Carlesse (PTB) pretende estimular a utilização de papel reciclado nas repartições públicas da Administração Direta e Indireta no Estado.

Na matéria, o autor alega que o uso do material reciclável nos departamentos públicos, na produção de documentos e convites, seria uma forma do Estado assumir sua responsabilidade social com a preservação do meio ambiente, além de promover a consciência ambiental.

“Para produzir uma tonelada de papel são necessárias duas a três toneladas de madeira, uma grande quantidade de água e muita energia, sendo que os produtos químicos altamente tóxicos usado para branqueamento da celulose na produção do material representam sério risco à saúde humana e ao meio ambiente. A fim de minimizar os danos, consumidores precisam rever seus hábitos de consumo e exigir mudanças no modo de produção”, destacou o deputado.

A ideia, segundo o projeto, é que a implementação do programa seja feita de forma gradativa de acordo com a quantidade de papel utilizado por ano.

Em outra matéria, o deputado Eduardo Bonagura (PPS) propõe que o mês de setembro seja instituído como o “mês verde”, período de doação de órgãos no Estado. O parlamentar sustenta que a escolha da comemoração do mês se dá em razão do dia 27 de setembro ser o Dia Nacional de Doação de Órgãos. A cor verde seria uma representação da esperança, saúde e vitalidade.

“Nenhum transplante seria possível sem um doador. O gesto da doação propicia o resgate da saúde física e psicológica de várias pessoas. A sensibilização das famílias e discussão do tema tem elevado o número de doações de órgãos e tecidos disponíveis para transplante, mas ainda é necessário grandes mobilizações para que a população se conscientize sobre o ato da doação ”, frisou o autor.

Outro projeto encaminhado para a CCJ, também de autoria do deputado Eduardo Bonagura, declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Renascer dos Trabalhadores Rurais do município de Colmeia. (Maisa Medeiros)