Kátia Abreu apresenta prioridades para a Amazônia

Por Maisa Medeiros e Glauber Barros
26/02/2016 15h17 - Publicado há 8 anos
21 deputados de outros estados participaram da reunião
21 deputados de outros estados participaram da reunião
Clayton Cristus / HD

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB-TO), expôs as dificuldades do setor em palestra realizada na V Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico, na manhã desta quinta-feira, 25. A palestrante partiu do tema Investimentos do Governo Federal no Setor Agropecuário na Amazônia Brasileira e avaliou potenciais e restrições ao desenvolvimento econômico da região. Também foram lembrados os investimentos em hidrovias e rodovias para melhorar o escoamento de grãos.

Kátia Abreu apresentou algumas ações que devem ser realizadas para regularizar a pesca no Rio Amazonas, resolver os problemas referentes à regularização fundiária, apontada por ela como “a maior tristeza da região”, e destacou que está otimista quanto à exportação de produtos tipicamente brasileiros, como o açaí.

Sobre o tema regularização fundiária, a ministra enfatizou que é preciso transferir terras da União para os estados. Segundo ela, a medida vai facilitar o processo de titulação das propriedades e incentivar os produtores de grãos.  

Ainda foram assunto da palestra a ampliação do agronegócio brasileiro no mercado internacional e os investimentos na exportação de produtos naturais como o cupuaçu e o guaraná, valorizados no exterior.

Parlamentares de oito estados participaram do encontro do Parlamento Amazônico. O evento também contou com a palestra do geólogo José Fanton, que abordou a Exploração de Insumos Agrominerais na Amazônia Brasileira, em especial, do potássio.