Lily Marinho é Cidadã Tocantinense
"É uma enorme honra, mas também, a partir de hoje, uma verdadeira responsabilidade aceitar este título. Eu amo o Tocantins, isto é verdade". Com estas palavras Lily Marinho agradeceu o título de Cidadã Tocantinense, recebido das mãos do presidente da Assembléia, deputado César Halum (PFL), durante sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira, dia 10.
O evento foi bastante prestigiado e contou com a presença do governador Marcelo Miranda (PMDB) e de vários secretários de Estado, além do príncipe Dom Pedro de Orleans e Bragança e da princesa Fátima de Orleans e Bragança.
Halum afirmou que o parlamento agiu com acerto em reconhecer na pessoa da Dona Lily Marinho "as mais altas qualidades humanas, o indiscutível talento para as artes e, através deste metiê, os relevantes serviços prestados ao Brasil e ao Tocantins". "Vossa senhoria será reconhecida como uma conterrânea nossa, revestida de todos os direitos de privilégios inerentes a esta condição, que orgulhosamente temos em comum", declarou o presidente.
Para Halum, a homenageada trata o Tocantins com muita distinção e apreço, e utiliza o Estado como modelo de ação. "Ela está interiorizando a arte e a cultura no Brasil, e tem dado oportunidade aos Estados mais pobres de também terem acesso ao que antes só acontecia nos grandes centros", justificou o presidente.
Em menos de um ano esta é a terceira vez que a homenageada vem a Palmas. Segundo ela, "é sempre um prazer vir ao Estado, porque se trata de divulgar a cultura e participar da complementação do aprendizado artístico para os jovens".
Emocionada, Lily Marinho disse que a partir de agora, em qualquer lugar do país e do exterior, terá que se comportar como uma digna cidadã tocantinense. "Já sou embaixadora da Unesco, mas hoje vossas excelências fazem de mim uma embaixadora itinerante do Tocantins. Aceito com entusiasmo esta prova de carinho", concluiu.
Extras
Foram aprovados no início da noite desta sexta-feira, dois projetos de lei do Legislativo. O primeiro, de autoria do deputado Eli Borges (PMDB), concede título de Cidadã Tocantinense à missionária Margarida Lemos Gonçalves e teve como relator o deputado Sargento Aragão (PPS). O segundo projeto é da deputada Josi Nunes (PMDB) e declara de utilidade pública a Associação dos Agentes Penitenciários da Polícia Civil do Estado do Tocantins Agepens, relatado por Valuar Barros (PFL).