Valuar questiona taxa da Saneatins
Em um requerimento aprovado na manhã desta quinta-feira, dia 9, na Assembléia Legislativa, o deputado Valuar Barros (PFL) solicitou ao governador Marcelo Miranda (PMDB) que reavalie, junto à Saneatins, o valor cobrado pela empresa, relativo ao serviço de "religação" de água nos domicílios que tiveram o fornecimento cortado por atraso no pagamento.
O deputado considera a cobrança uma "dupla punição" ao cidadão de baixa renda que, por não ter condições de honrar os pagamentos em dia, tem a água cortada e ainda é obrigado a arcar com mais um valor entre R$ 19,00 e R$ 25,00 pelo serviço de retorno do fornecimento.
A matéria foi subscrita pelos deputados Fabion Gomes (PL) e Eli Borges (PMDB) que considera abusiva e incoerente a cobrança. Já Fabion citou o caso da Celtins que, segundo ele, comete outro absurdo ao enviar para o Serasa o nome do cliente que atrasa o pagamento da conta de energia. "Água e energia são serviços essenciais, mas a cada dia fica mais difícil o povo ter acesso", reclama Fabion.
Ordem do dia
Mais quatro requerimentos foram aprovados na sessão matutina desta quinta-feira. Um deles, em regime de urgência, também de autoria do deputado Valuar Barros, solicita a celebração de convênio para reformar a ponte no Setor Brasil, em Araguaína. A matéria foi subscrita pelo presidente da Casa, deputado César Halum (PFL).
Do deputado Iderval Silva (PMDB), foi aprovado o envio de votos de aplausos ao estudante Ruan Carlos Teixeira de Oliveira, selecionado para representar o Tocantins na terceira sessão do Parlamento Jovem Brasileiro, em Brasília, e a solicitação para que seja regulamentada a utilização de plantas medicinais e fitoterápicas da flora tocantinense no tratamento de saúde.
Outro requerimento aprovado é de autoria do deputado Palmeri Bezerra (PMDB) e pede a construção de uma delegacia de polícia em Barra do Ouro.