Parlamentares debatem formas de apoio aos autistas

Na sessão especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, realizada no plenário da Assembleia Legislativa no fim da tarde desta quarta-feira, dia 5, os deputados discutiram formas de apoiar a Associação Anjo Azul, que assiste pais e familiares de crianças com autismo. Autor do requerimento da sessão, o deputado Paulo Mourão (PT) propôs a aprovação de um projeto de sua autoria que declara a associação como de utilidade pública estadual, medida que viabilizaria a assinatura de convênios com o Estado.
Mourão sugeriu ainda que demandas de pais de autistas sejam consideradas nas discussões dos projetos de lei das Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Anual para 2017 previstas para o segundo semestre. Outra ideia é acelerar a tramitação de um projeto de lei de autoria do deputado Mauro Carlesse (PHS) que inclui o canabidiol, medicamento terapêutico extraído da maconha, entre os remédios oferecidos pelo Estado.
O parlamentar Zé Roberto (PT), por sua vez, sugeriu a realização de uma audiência pública com a participação de secretários de Estado a fim de levantar o atendimento público aos autistas. Proposta pelo deputado Elenil da Penha (PMDB), a participação de pais de autistas nos conselhos municipais foi outra ideia apresentada na ocasião. (Glauber Barros)