Percentual de reeleitos é um dos mais altos do País
O expressivo número de deputados reeleitos para o próximo mandato na Assembléia Legislativa proporcionou ao Parlamento Tocantinense destaque em relação ao índice apresentado em vários outros estados e também no Congresso Nacional. Dos dezesseis parlamentares que disputaram novamente uma cadeira na Casa, quatorze obtiveram êxito, o que representa uma média de 87,5%.
O resultado, apesar de amplamente favorável, não surpreendeu o presidente da Assembléia, deputado César Halum (PFL). Também reeleito para o próximo mandato, Halum acredita que a responsabilidade dos parlamentares no cumprimento de suas funções foi reconhecida pela população.
"Este é o sinal de prestígio que nossa Casa ainda mantém, mesmo com todo o desgaste e toda a desmoralização que o Poder Legislativo vem sofrendo no Brasil. Não tivemos nenhum parlamentar envolvido em escândalos e o povo reconheceu isto", comemorou o presidente da Assembléia.
Sobre a reeleição do governador Marcelo Miranda (PMDB), César Halum considerou "extremamente positiva" para a democracia do Estado. Segundo o presidente, o povo tocantinense pôde participar de um novo momento político e é "co-responsável" pelo governo que terá.
"A população vai exigir cada vez mais de seu governante, pois ele tem a característica de dar abertura e ouvir a comunidade e, com certeza, vai melhorar seu governo com a participação do povo. O Tocantins mudou a forma de fazer política e o povo participou disso", concluiu César Halum.