Luana Ribeiro promete continuar trabalho por pessoas desaparecidas
Um relatório contendo
reclamações feitas por familiares de pessoas desaparecidas e sugestões apresentadas
por deputados e autoridades será encaminhado para a Secretaria de Segurança
Pública. O anúncio foi feito pela presidente da comissão temática, deputada
Luana Ribeiro (PR), ao fim da audiência pública realizada na Assembleia
Legislativa durante a tarde desta quinta-feira, dia 4, em resposta às cobranças
por resultados. “Os trabalhos terão sequência”, garantiu a parlamentar.
Isso porque a reunião começou com relatos de parentes de pessoas desaparecidas em que reivindicavam a assistência das autoridades. Autor do requerimento da audiência, o deputado Stalin Bucar (PPS) propôs a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para convocar delegados de polícia e dar uma resposta à sociedade.
A proposta não foi unânime entre os parlamentares. Para o deputado Elenil da Penha (PMDB), não seria o caso de uma CPI, mas o de ouvir delegados e convidar o secretário estadual de Segurança Pública por meio da comissão. A deputada Valderez Castelo Branco (PP), por sua vez, sugeriu a criação de um comitê com a participação de outros órgãos e entidades da sociedade civil.
Em resposta à crítica realizada por Elenil da Penha de que a Casa de Leis nada teria feito a respeito do assunto, Luana Ribeiro disse ter apresentado um projeto de lei que obrigaria sites de órgãos públicos a expor fotos de desaparecidos.
A deputada afirmou ainda que o parlamentar Valdemar Júnior (PMDB) tentou o mesmo procedimento com as contas de água e luz, mas que ambos os projetos não obtiveram êxito na tramitação. (Glauber Barros)