Representantes da Sesau pedem a deputados manutenção de veto

Por Glauber Barros
10/05/2017 18h56 - Publicado há 7 anos
A lei torna  obrigatória a presença do dentista nos hospitais públicos
A lei torna obrigatória a presença do dentista nos hospitais públicos
Koró Rocha / HD

Entre as reuniões do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), realizadas nesta terça-feira, 9, esteve o encontro com técnicos da Secretaria da Saúde (Sesau) na sala da Presidência. Eles vieram pedir aos deputados que aceitem o veto do governador Marcelo Miranda (PMDB) ao projeto de lei que torna obrigatória a presença do dentista nos hospitais públicos. Também participaram da reunião os parlamentares Wanderlei Barbosa (SD) e Luana Ribeiro (PDT).

Para os servidores da Sesau, se aprovado, o projeto traz risco de desatendimento odontológico na assistência básica, uma vez que todos os dentistas poderiam ser obrigados a trabalhar exclusivamente nos hospitais públicos. Eles também disseram aos deputados que os dentistas já acompanham pacientes em estado grave.

Carlesse informou que a tendência dos deputados é derrubar o veto do governador. “Esta conversa deveria ter sido antes da aprovação do projeto”, disse o presidente. Em seguida, Luana Ribeiro explicou que o projeto não pode mais ser alterado. “Veto só pode ser mantido ou não”, comentou a deputada. Já Wanderlei Barbosa apontou a falta de articulação política do Executivo com a Assembleia como causa do problema.

O presidente da Assembleia disse ainda que é preciso conversar com os demais deputados e manter o diálogo com o Governo para se chegar a uma saída. Luana foi taxativa: “não estou convencida”.

Defensoria

Mais tarde, Carlesse e Wanderlei se reuniram com o defensor público geral, Murilo da Costa Machado, que lhes apresentou projetos de criação de um novo plano de saúde para servidores públicos e de uma escola para a Defensoria.

MPE

No começo da tarde, Carlesse visitou o procurador-geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, quando conversaram sobre os desafios da administração pública em tempos de crise e modos de promover a harmonia entre os poderes.(Glauber Barros)