Servidores da Assembleia participam de fóruns temáticos na Unale

Com o propósito de discutir
diretrizes e estratégias a fim de fortalecer a sintonia da agenda do
Legislativo com os anseios da sociedade, servidores da Assembleia Legislativa
do Tocantins participaram nessa quarta-feira, 7, de fóruns temáticos realizados
durante a Conferência Nacional da Unale, em Foz do Iguaçu (PR). O objetivo é
ampliar a transparência das atividades e informações e garantir a participação social
nos processos legislativos.
Diretor-geral da Casa, Sandro Armando, representou o Tocantins no Fórum de Diretores-Gerais de Casas Legislativas, em que se discutiu o aprimoramento e a avaliação da fiscalização das ações e políticas públicas, além da otimização do processo decisório, de gestão e projetos.
Já o fórum realizado pela Associação Brasileira de Escolas Legislativas e de Contas (ABEL) e pelo Interlegis serviu para dar encaminhamento ao processo de implantação da Escola do Legislativo do Tocantins, que deve iniciar os cursos no segundo semestre deste ano, segundo Rolf Vidal, representante da Assembleia do Estado no debate.
As Escolas Legislativas têm desempenhado importante papel na difusão da educação legislativa. Inaugurado em 2003, a iniciativa que começou com quatro unidades conta hoje com cerca de 200 escolas legislativas de Câmaras, Assembleias, Tribunais de Contas e 100 escolas municipais, conforme dados da presidência da ABEL.
O projeto, que completa 15 anos de experiências bem-sucedidas, tem expandido o conhecimento e desenvolvido parcerias com faculdades a fim de disponibilizar cursos em nível de mestrado e doutorado, com vistas à qualificação dos servidores e à ampliação do conhecimento dos processos legislativos.
Outros espaços que contaram com representantes do Tocantins foram os realizados pela Associação Nacional dos Gestores de Documentos dos Legislativos Estaduais (Agedoc) e pela Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). Participaram dos fóruns os diretores Armando Formiga, Lucilene Montelo, Juliana Passarin, Keliton de Sousa, Thiago Maciel, Antônio Ribeiro, Liana Simão e o procurador-geral da Casa, Divino Ribeiro. (Maisa Medeiros)