Serviços de atendimento ao cliente de empresas públicas terão que ser sediados no Estado
As empresas concessionárias
de serviços públicos de energia elétrica, água e esgoto no Tocantins deverão
manter seus serviços de atendimento ao cliente via telefone (call centers) no próprio Estado. É o que
prevê o Projeto de Lei nº 271/2016, de autoria do presidente da Assembleia
Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), aprovado pelo plenário nesta quinta-feira,
dia 6, e encaminhado para sanção do governador Marcelo Miranda (PMDB).
Pelo texto aprovado, o descumprimento da imposição legal acarretará penalidades como advertência, multa de R$ 50 mil, que deverá ser recolhida em favor do Fundo Estadual do Consumidor e, em caso de reincidência, o valor será dobrado a cada nova autuação.
Em sua justificativa, Carlesse destacou que a mudança vai garantir a geração de empregos diretos e indiretos, beneficiando principalmente a população jovem, que busca sua primeira oportunidade de trabalho.
“O telemarketing é o maior gerador de empregos no Brasil. Com a chegada de novos empreendimentos ao Estado, esperam-se mais oportunidades de emprego a todos os tocantinenses, em especial aos jovens que esperam uma chance de conseguir o tão sonhado primeiro emprego”, explicou o parlamentar.
As concessionárias de serviços públicos de energia elétrica (Energisa) e de água e esgoto (Odebrecht Ambiental/Saneatins) têm atualmente seus call centers nos Estados do Ceará e São Paulo, respectivamente. Para Carlesse, além de não gerar emprego no Tocantins, isso dificulta o atendimento, já que o sinal das ligações é de péssima qualidade. (Rubens Gonçalves)