UFT lança curso de medicina em Palmas

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia / TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Rubem Patury
O deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), primeiro vice-presidente da Assembléia Legislativa, representou a Casa, na manhã de hoje, dia 18, no lançamento do curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A solenidade, que contou com a presença do ministro da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, e de várias autoridades, aconteceu no auditório do Palácio Araguaia. Segundo o coordenador do curso, professor Neílton de Oliveira, o curso é uma proposta inovadora, pautada em um sistema integrado de ciências da saúde e identificado com a realidade amazônica. "Resultado de um esforço conjunto, que começou em 2003, entre a UFT, os ministérios da Saúde e da Educação, o Governo do Estado e a Prefeitura de Palmas", afirmou. Para viabilizar a implantação do curso já no próximo ano, quatro convênios foram firmados nesta segunda-feira entre a UFT e seus parceiros: o Governo do Estado, a Prefeitura de Palmas e os ministérios da Saúde e da Educação. O primeiro vestibular para o curso, em janeiro de 2007, está com as inscrições abertas até o dia 10 de outubro. Serão oferecidas 40 vagas, duas delas reservadas para a etnia indígena. As aulas da primeira turma do curso de medicina terão início no segundo semestre do ano que vem. O reitor da UFT, Alan Barbiero, lembrou que nenhum outro curso terá sua verba reduzida, já que para o de medicina foi destinado um aporte extra-orçamentário, através de rubrica específica para o curso.