Líderes políticos do sudeste querem pavimentação de rodovia que liga Conceição a Taipas

Por Rubens Gonçalves
09/08/2017 11h40 - Publicado há 6 anos
Pedido foi feito durante festividades em Conceição
Rodrigo Vargas / HD

Acompanhado dos deputados Toinho Andrade (PSD) e Cleiton Cardoso (PSL), o presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), ouviu de líderes políticos locais, durante visita ao sudeste do Estado neste fim de semana, que a pavimentação da TO-387, entre Conceição do Tocantins e Taipas, é prioridade para a região.

Taipas é uma das poucas cidades isoladas, isto é, não interligada por rodovia pavimentada, como lembrou o ex-prefeito Joaquim Carlos. “Até hoje foram só promessas e mais promessas, e nada aconteceu. Falta apenas vontade política, já que o traçado [da rodovia] é plano, quase sem serras e sem grandes pontes. É só querer fazer, e fazer”.

Para Cleiton Cardoso, esse é o momento ideal para discutir a pavimentação da rodovia, uma vez que um pedido de empréstimo do Governo do Estado junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 453 milhões, está em tramitação na Casa. “A gente tem que priorizar obras tirem nossos municípios do isolamento, principalmente agora, com a discussão desse pedido de empréstimo”, defendeu.

Carlesse adiantou que o assunto será discutido no próximo dia 23, em grande reunião na Assembleia entre deputados, prefeitos dos 139 municípios e representantes das Câmaras Municipais. “Vamos colocar essa questão em pauta. Estamos convidando pessoalmente a todos os prefeitos para que apresentem as demandas de seus municípios. Em relação à TO-387, ela é fundamental ao desenvolvimento da região, e entendemos que deve ser incluída no pedido de empréstimo em trâmite na Casa”, avaliou.

Rodovia

Segundo informações do Governo do Estado, o trecho em questão tem 40 km, e o investimento para pavimentação asfáltica atinge aproximadamente R$ 40 milhões. Ainda conforme o Governo, embora exista o projeto, faltam recursos.

“Ao discutir a divisão dos recursos com os municípios, a Assembleia quer justamente dar condições ao Governo de levar infraestrutura a todas as regiões do Estado”, pontua o deputado Toinho Andrade.

Visita

Carlesse, Toinho e Cleiton compareceram às festividades do aniversário de Conceição do Tocantins, que no sábado completou 376 anos de fundação e 54 de emancipação política. Eles foram recebidos pelo prefeito Paulo Rocha (PSD), que inaugurou o Centro de Referência em Assistência Social (CRASS), uma quadra poliesportiva e cerca de 10 mil metros quadrados de asfalto na cidade. (Rubens Gonçalves)