Paulo Mourão cobra ações em prol dos recursos naturais do Tocantins
O deputado Paulo Mourão (PT) usou
a tribuna nesta quarta-feira, dia 8, para cobrar do Governo do Estado
ações de preservação de rios e demais mananciais em todo o Estado do Tocantins.
Seu alerta teve como base a matéria “Rios do Tocantins estão sendo saqueados”,
publicada no Jornal do Tocantins na última edição de domingo, dia 6.
Mourão alertou que é gravíssima a perda de recursos naturais no Estado, devido ao descaso do governo para com o meio ambiente. “É uma área com carência de planejamento e gestão estratégica. Já está passando da hora de implantar medidas emergenciais a curto, médio e longo prazos, pois temos um Estado rico em recursos naturais que poderiam, de forma sustentável, gerar mais desenvolvimento e empregos ao cidadão tocantinense”, afirmou.
Conforme a matéria do Jornal do Tocantins, de autoria do biólogo e doutor em Ecologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Renato Torres Pinheiro, a área que envolve os rios Formoso e Javaés é preocupante, “pois as combinações do uso da água para irrigação e as alterações climáticas, sentidas na região com a diminuição das chuvas e o prolongamento da estiagem, fazem com que as projeções sejam pessimistas”.
Mourão acrescentou que, segundo a Agência Nacional de Água (ANA), a situação da demanda de água no rio Formoso foi avaliada como crítica, justamente em função do crescimento das atividades de irrigação nos últimos anos. O quadro tem afetado de forma negativa a navegação, a pesca e a sobrevivência de animais aquáticos e terrestres. (Penaforte).