Jovens aprendizes agradecem a Carlesse pela lei que garante primeiro emprego

Por Maisa Medeiros
04/09/2017 16h09 - Publicado há 6 anos
Projeto já foi sancionado pelo Executivo
Cleyton Cristus / HD

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), recebeu na manhã desta quinta-feira, 31, cerca de 30 jovens da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). Eles agradeceram ao parlamentar pela iniciativa do projeto de lei que garante o primeiro emprego em empresas prestadoras de serviços ao Governo. O projeto, que reserva 10% das vagas para o primeiro emprego, aprovado na Casa, foi sancionado pelo Executivo no inicio do mês de agosto.

Para a instrutora do programa, Meg Pessoa, a iniciativa de Carlesse vai ampliar as ofertas de emprego aos jovens que aguardam uma oportunidade de trabalho. “A inclusão desses indivíduos no mercado profissional proporciona a eles crescimento, aprendizagem e autoconfiança. É uma forma de ensinar o caminho da profissionalização, sem prejudicar os estudos, além de movimentar a economia”, ressaltou a instrutora.

O parlamentar destacou seu apoio aos programas de aprendizagem e mencionou quee sua iniciativa, ao propor o projeto de lei, é uma forma de ajudar a juventude, além de colaborar com a sociedade com ações que protegem esse público de situações de risco.

“Sempre apoiei essas iniciativas e considero o primeiro emprego a melhor oportunidade para os jovens que pretendem se profissionalizar e empreender. Além de oferecer condições de estudar, essa é também uma maneira de mantê-los longe das drogas e da violência, promovendo seu envolvimento em projetos relevantes para o seu futuro”, frisou o presidente.

A Renapsi atende atualmente cerca de 900 jovens no Tocantins em situação de vulnerabilidade social, por meio de programas socioeducativos para qualificação e encaminhamento ao mercado de trabalho. Em parceria com a prefeitura de Palmas são desenvolvidos dois programas com essa finalidade, o “Jovem Empreendedor” e o “Resolve Palmas”. Já o programa “Jovem Cidadão” atende jovens de 34 municípios. (Maisa Medeiros)