Comunidade de Pedro Afonso e Tocantinópolis discute melhorias

Por Maisa Medeiros
27/09/2017 17h52 - Publicado há 6 anos
Em reunião da Cenovo, deputados ouvem comunidade.

A oferta de educação superior e a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade de Pedro Afonso foram alguns dos pedidos da comunidade durante audiência pública realizada na última quinta-feira, 21. Na sexta-feira, 22, foi a vez da população de Tocantinópolis apresentar suas reivindicações aos deputados.

O debate realizado pela Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo) tem recolhido os principais reclames e sugestões da região, que serão incluídas em um relatório final a ser apresentado em outubro. O documento vai orientar deputados na apreciação das leis orçamentárias para os próximos anos.

Em Pedro Afonso foram encaminhadas propostas para humanização do atendimento médico, melhorias na estrutura das escolas, criação de plano de carreira para diretores das unidades de ensino, e revisão de benefícios fiscais para empresas como a Bunge. Ainda foram sugeridos cursos para qualificação da mão-de-obra e políticas de inclusão social pautadas no fortalecimento da economia popular.

O presidente da Cenovo, deputado Paulo Mourão (PT), está otimista com o resultado das audiências e com a participação da comunidade. “A Cenovo está promovendo o diálogo entre sociedade e gestores na busca de novos caminhos para o desenvolvimento do Estado”, disse.

“Vamos levar todas essas sugestões ao Executivo para garantir recursos no Plano Plurianual (PPA) e no orçamento com vistas ao investimento em projetos como o da construção de modais de integração do sistema de transporte de cargas para alavancar a economia e estimular a produção de soja”, explicou Mourão.

O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, reclamou da interrupção das políticas públicas. “A falta de continuidade de obras e programas tem sido um dos principais problemas para o desenvolvimento da região. Nesse sentido, queremos contribuir com o Legislativo para a concretização dessas melhorias”, frisou o prefeito.

Tocantinópolis

Realizada nesta sexta-feira, 22, a audiência contou com a participação de estudantes do campus da UFT, além de líderes políticos e comunitários, que vieram contribuir com sugestões para melhorias da cidade.

O prefeito Paulinho Gomes falou da importância do debate e da participação popular, e anunciou a implantação de um sistema de captação de energia solar em uma creche da cidade. De acordo com Gomes, a meta da Prefeitura é replicar o sistema em todos os órgãos públicos do município.

Cenovo

A Comissão realizou 11 audiências públicas nas cidades de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Araguaína, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Paraíso, Guaraí, Pedro Afonso e Tocantinópolis. As audiências foram iniciadas em junho deste ano.

Nos encontros também são discutidas ações prioritárias para as áreas de saúde, segurança pública, defesa e inclusão Social, política fiscal, tributária, de pessoal e previdenciária, política de desenvolvimento, projetos estruturantes de investimentos, cadeias produtivas, política de ciência, tecnologia, inovação, educação e cultura. (Maisa Medeiros)