Fruticultores pedem ajuda à Assembleia para conclusão do Projeto São João

Por Rubens Gonçalves
28/09/2017 10h59 - Publicado há 6 anos
Produtores reuniram-se com Carlesse
Produtores reuniram-se com Carlesse
Koró Rocha / HD

Uma comissão de produtores do Projeto de Irrigação São João, em Porto Nacional, reuniu-se nesta quarta-feira, dia 27, com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS). Em pauta, a solicitação para que a Casa apoie a luta pela conclusão do projeto, iniciado em 2001.

Durante o encontro eles convidaram o representante do Legislativo estadual para conhecer a situação dos produtores rurais no local– que conta com 363 lotes, sendo 326 para pequenos irrigantes com lotes que variam de quatro a oito hectares e 37 lotes empresariais, mas só 30% desse total estão em funcionamento.

A realização de audiência pública também foi solicitada, com a participação de representantes dos governos estadual e federal, do Ministério Público, de deputados, produtores rurais e demais interessados nessa discussão.

Carlesse garantiu que vai “abraçar” a causa dos produtores do São João, pela importância e abrangência do projeto, que compreende a implantação de infraestrutura em uma área de 3.654 hectares para irrigação e cultivo de frutas.

As obras do projeto consistem em sistema de captação do Lago da UHE Luís Eduardo Magalhães, com canal de chamada e estação de bombeamento principal, estações pressurizadoras, sistemas de distribuição e drenagem d'água.

Solução

O presidente da Casa se comprometeu a discutir com o Governo do Estado a inclusão dos recursos necessários à conclusão do projeto – cerca de R$ 10 milhões – no orçamento do próximo ano. Caso a proposta não seja aceita pelo Executivo, o Parlamento pode apresentá-la em forma de emenda.

O projeto

De acordo com informações do Ministério da Integração Nacional, financiador do projeto, o empreendimento beneficiaria diretamente a população dos municípios de Porto Nacional e Palmas, estimada em aproximadamente 350 mil habitantes, com investimentos da ordem de R$ 270,8 milhões. (Rubens Gonçalves)