Gaguim envia até setembro propostas da Assembléia Participativa ao Executivo
O presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), disse na manhã desta terça-feira, 31, que as propostas apresentadas durante a realização da Assembléia Participativa: a Voz e a Vez do Cidadão serão encaminhadas ao Executivo, através da Secretaria do Planejamento, até setembro, para que possam ser analisadas.
"As que não forem aceitas, a Casa vai apresentar emendas no Orçamento”, comentou o presidente. Isto, segundo ele, depois de avaliadas as condições econômicas e a viabilidade de cada uma delas. As sugestões serão enviadas de modo que possam ser realizadas durante os quatro anos de governo. “Caso não seja possível fazer num ano poderá ser feito no outro”, completou.
O parlamentar destacou que dentre os pontos que serão melhor trabalhados no segundo semestre, a ênfase será voltada às comissões para que elas possam analisar os projetos apresentados. “Votamos projetos de interesse da comunidade, independentemente de partido político” diz. Na opinião dele, os presidentes das comissões é que devem ver quanto tempo elas precisam para serem apreciadas. “Só posso colocar em votação quando vêm das comissões”, disse.
Para Carlos Gaguim, “as comissões não podem se reunir só para matérias do governo; têm que se reunir também para matérias diversas”. O presidente disse ainda que planeja aumentar ainda mais a transparência do Legislativo através da listagem de todos os requerimentos e presenças dos deputados. (Everton de Almeida)