Unale apóia adoção do voto aberto

Por Assessoria de Comunicação da Unale
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Imagem não encontrada
Eleições 2006
Estabelecer o voto aberto para todas as deliberações dos Parlamentos é uma das bandeiras da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) que fazem parte de uma campanha nacional pela transparência no Poder Legislativo. A Unale iniciou a campanha no ano passado, com o lançamento do Código de Ética Unificado, na Câmara Federal, que cria a Comissão Permanente de Ética em todas as assembléias. "Assim como lutamos pela ética nos legislativos, também queremos acabar com o voto secreto em todas as votações parlamentares, porque o voto secreto só alimenta a corrupção e a venda de partidos", afirma o presidente da Unale, Liberman Moreno (AM). Um levantamento da Unale mostra que a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro foi a pioneira na aprovação do voto aberto, em 2001. Há quatro anos, os deputados estaduais de São Paulo também acabaram com as votações secretas. A Câmara Legislativa do Distrito Federal já está indo no mesmo caminho e criou, no último dia 5, uma Comissão Especial para analisar o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do DF, que extingüe o voto secreto.