Jornalistas são homenageados em sessão solene da Assembleia Legislativa

Por Elpídio Lopes
12/04/2018 09h59 - Publicado há 5 anos
Parlamentares destacaram o papel dos profissionais de imprensa
Parlamentares destacaram o papel dos profissionais de imprensa
Clayton Cristus / HD

Cumprindo proposta da suplente de deputada Solange Duailibe (PT), a Assembleia Legislativa realizou nesta terça-feira, 10, mais uma sessão para homenagear os jornalistas tocantinenses. Ao todo foram entregues comendas a 15 profissionais da comunicação que para os parlamentares se destacam na atividade do jornalismo no Estado.

Entre os condecorados estão Carlos Alberto Gomes Ferreira, TV Anhanguera; Cleber Toledo do site Portalct; Georgethe Pinheiro, Jornal do Tocantins; Álvaro Valim, jornalista, assessor de imprensa do Naturatins; e Arnaldo Filho, do site AF Notícias de Araguaína, dentre outros.

Durante a sessão presidida pela vice-presidente da Assembleia, deputada Luana Ribeiro (PSDB), vários deputados parabenizaram os jornalistas. Paulo Mourão (PT), mesmo reconhecendo a importância do jornalismo, criticou o cunho mercadológico da comunicação promovido pelos conglomerados da imprensa brasileira e mundial. Ele destacou e elogiou o trabalho dos profissionais tocantinenses, citando como exemplo todos os homenageados.

O parlamentar acentuou como contraponto aos interesses dos grandes meios de comunicação, o papel das mídias sociais e o trabalho isento dos jornalistas, que, segundo ele, produz a informação respeitando as fontes e a veracidade dos fatos e priorizando o interesse público.

Zé Roberto (PT) elogiou o trabalho dos profissionais da comunicação do Estado, reconhecendo seu objetivo de formar opinião de forma isenta e composta da verdade. No entanto, destacou que a grande mídia tem promovido, com o seu interesse privado, uma divisão na sociedade brasileira, acirrando o debate político nos últimos anos. Para ele a relevância da comunicação no mundo nos últimos tempos fez com que os Estados Unidos utilizassem como principal arma de guerra a própria comunicação.

Valderez Castelo Branco (PP) fez menção à dinâmica do trabalho do jornalista. Devido à dinâmica da atividade, disse ela, os profissionais da área dedicam-se mais ao trabalho do que à própria família. A deputada ressaltou os nomes de diversos jornalistas, destacando vários da região norte, sobretudo os de Araguaína, como os homenageados Fernando Almeida Costa e Arnaldo Filho. Também parabenizaram os comunicadores os deputados Luana Ribeiro (PSDB), Nilton Franco (MDB), Elenil da Penha (MDB) e Wanderlei Barbosa (PHS). (Elpídio Lopes)