O Estado do Tocantins comemora 30 anos de criação

A Assembleia Legislativa comemora nesta sexta-feira, 5, os 30 anos de criação do Estado do Tocantins. A data marca a luta do seu povo e lideranças que esperaram 167 anos pela sua emancipação. O novo Estado foi criado em 5 de outubro de 1988 e, depois de um ano de Assembleia Estadual Constituinte, foi promulgada a Constituição do Tocantins. Na ocasião, foi realizada a primeira eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Por ser o mais velho, o primeiro presidente a assumir o comando da Assembleia Legislativa foi o deputado Vicente Confessor, responsável por realizar a eleição para a composição da Mesa Diretora. Raimundo Boi foi o primeiro deputado estadual empossado como presidente do Parlamento tocantinense.
Primeira Eleição
Marcada para o dia 15 de novembro de 1988, a primeira eleição do Estado escolheu governador e vice, deputados federais, estaduais e senadores. O total de votantes foi de 358.675, de um universo de 434.932 eleitores.
Além do governador José Wilson Siqueira Campos e do vice-governador Darci Coelho, foram eleitos os senadores Carlos Patrocínio, Moisés Abrão e Antônio Luis Maia; os deputados federais Ary Ribeiro Valadão, Eduardo Siqueira Campos, Paulo Mourão, Edmundo Galdino, Alziro Gomes, Freire Júnior, Moisés Avelino e Paulo Sidney; e também 24 deputados estaduais e 62 prefeitos.
História da Assembleia
O Estado do Tocantins foi instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1989, na cidade de Miracema, capital provisória. A primeira sede da Assembleia Legislativa teve lugar em uma sala de aula improvisada da atual Unitins, transformada em primeiro plenário, na mesma cidade. Com a mudança para Palmas, teve sua primeira sede provisória de madeira; e, em 1995, o Poder Legislativo mudou-se para sua sede definitiva na Praça dos Girassóis.
O Parlamento está hoje em sua 8ª Legislatura, que se encerra em 1º de fevereiro de 2019. Até o momento, 15 parlamentares já presidiram a Casa de Leis: Raimundo Boi, Luiz Tolentino, Abrão Costa, Cacildo Vasconcelos, Vicentinho Alves, Marcelo Miranda, João Renildo, César Halum, Carlos Henrique Gaguim, Júnior Coimbra, Raimundo Moreira, Sandoval Cardoso, Osires Damaso, Mauro Carlesse e Luana Ribeiro.
Nestes 30 anos de criação, o Tocantins foi conduzido pelos governadores José Wilson Siqueira Campos, Moisés Avelino, Raimundo Boi, Marcelo Miranda, Carlos Henrique Gaguim, Sandoval Cardoso e Mauro Carlesse. (Maisa Medeiros)