Parlamento Tocantinense está em recesso
Os deputados tocantinenses estão em recesso parlamentar desde o último dia oito. Antes de iniciar o período, o Legislativo limpou toda a pauta de votação deste primeiro semestre. Apesar de os deputados estarem afastados das atividades na Assembléia, eles continuam visitando suas bases no interior e na Capital do Estado. A partir do dia primeiro de agosto, as atividades legislativas voltam a normalidade.
Segundo o presidente da Casa, deputado César Halum (PFL), os parlamentares não poupam esforços para levar melhoria às comunidades tocantinenses e, para isto, eles precisam de tempo para visitar os municípios e conhecer de perto a realidade de cada um. Halum explica que, apesar desta necessidade, grande parte da população tem o ledo engano de acreditar que recesso parlamentar é sinônimo de férias.
Mesmo sabendo ser imprescindível este tempo pra melhorar o desempenho, nós aprovamos uma emenda constitucional que reduziu o recesso de 75 para 55 dias, seguindo o exemplo do Congresso Nacional, lembrou César Halum. Até o ano passado, as sessões aconteciam de 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro. Com a emenda, as sessões parlamentares vão ocorrer de 1º de fevereiro a 8 de julho e de 1º de agosto a 30 de dezembro.