Assembléia concede quatro títulos de Cidadão Tocantinense

Por Diretoria de Área de Comunicação Social
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Entrega de títulos
Em sessão solene, a Assembléia Legislativa realizou a última concessão de título de Cidadão Tocantinense deste semestre, já que o recesso parlamentar tem início a partir do dia 8. A solenidade que teve quatro homenageados foi bastante prestigiada e contou com a presença do governador Marcelo Miranda (PMDB), secretários, presidentes de autarquias, além de familiares e convidados dos condecorados. A primeira honraria foi concedida à maranhense e quebradeira de coco, Raimunda Gomes da Silva. O deputado José Santana (PT), autor do projeto, falou da luta do homem do campo. “A terra é o instrumento mais importante do ruralista. A extração do babaçu garante a sobrevivência de muitos quebradores de coco do Bico do Papagaio”. Já dona Raimunda estendeu a homenagem a todas as mulheres extrativistas. “Nunca fiz nada sozinha, existem várias outras Raimundas no Tocantins”. Ela solicitou às autoridades, em seu pronunciamento, a implantação de “uma reforma agrária séria, com uma infra-estrutura que dê condições para o trabalhador produzir”. Em seguida, o empresário Joaquim Costa Júnior foi agraciado com o título. Segundo o deputado Fábio Martins (PDT) que o homenageou, “o conhecido Quinca lutou muito para a separação do norte goiano e para o desenvolvimento de Porto Nacional”. O terceiro condecorado desta manhã foi o superintendente da Caixa Econômica Federal no Tocantins, José Messias de Souza, que agradeceu o reconhecimento do Parlamento pelo seu trabalho em prol da população tocantinense. O autor da homenagem, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), destacou o empenho de Messias em garantir “o bem maior à dignidade humana que é a moradia”. Outro novo cidadão tocantinense é o pastor evangélico da Congregação Batista, Guenther Carlos Krieger, que afirmou ser sua vida missionária motivada por Deus. O também pastor, deputado Eli Borges (PMDB), autor da homenagem, comentou sobre a evangelização das comunidades Xerentes por Guenther. “A preocupação em traduzir o novo testamento e montar cartilhas sobre educação e saúde, em dialeto indígena, confirma a séria missão deste homem”, elogia Eli. No encerramento do evento, o presidente César Halum (PFL) salientou os valores humanos e profissionais dos condecorados. “Com esta honraria honorífica, o Estado passa a considerar como filhos essas pessoas que fizeram a diferença na história do Tocantins”, finalizou Halum.