Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado por deputados

Por Glauber Barros
03/04/2019 16h14 - Publicado há 3 meses
Ricardo Ayres destacou preconceito como um dos principais problemas
Ricardo Ayres destacou preconceito como um dos principais problemas
Benhur de Sousa / HD

Os deputados Ricardo Ayres (PSB) e Valderez Castelo Branco (PP) discursaram nesta terça-feira, dia 2, no marco do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. “A data é do ano de 2008 e visa difundir informação e reduzir a discriminação”, afirmou Ayres.

De acordo com o deputado, o Transtorno de Espectro Autista engloba diversas alterações, “mas é o preconceito, talvez, o maior obstáculo”. Ainda conforme Ayres, isso se reflete na luta pela inclusão e para que o poder público esteja preparado para receber essas pessoas nos sistemas de saúde e educação.  

“A inclusão deve ser protagonista, e o primeiro passo é na escola”, disse, por sua vez, Valderez Castelo Branco. A deputada também citou o trabalho social feito pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), com o apoio do Governo, e declarou que vai destinar emendas ao orçamento de sua autoria para a causa.

O Transtorno do Espectro Autista afeta uma em cada 160 crianças, e esse número tende a crescer cada vez mais. Por isso no dia 2 de abril, desde de 2008, é celebrado o dia de conscientização mundial do autismo, a data marca o início do Abril Azul — mês de luta pelos que vivem com o transtorno.(Glauber Barros)