Deputada Vanda Monteiro destaca Dia do Evangélico no Tocantins

Por Penaforte Diaz
29/04/2019 17h52 - Publicado há 4 anos
Parlamentar destacou trabalho dos pastores pioneiros
Parlamentar destacou trabalho dos pastores pioneiros
Clayton Cristus / HD

O Dia do Evangélico, comemorado no Tocantins anualmente em 25 de abril, foi celebrado com um discurso da deputada Vanda Monteiro (PSL), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 25. A data foi instituída pela Lei 2.081/2009, de autoria do então deputado Pastor Pedro Lima e sancionada pelo ex-governador Marcelo Miranda.

“Hoje, nesta data significativa, quero homenagear todos os evangélicos do Brasil, em especial os do meu querido Estado do Tocantins. Estou feliz porque somos um seguimento que ajuda o Estado e a sociedade na promoção da fé e da paz, tendo como base os fundamentos da Bíblia, que é servir ao próximo com amor, dedicação e orações”, disse a deputada.

Em seu discurso, Vanda lembrou de vários pioneiros evangélicos de Palmas, como o pastor Sebastião de Andrade, que orou na fundação da Capital, e o pastor Novaes, primeiro pastor a dirigir um culto em Palmas. Citou também nomes como o do pastor e ex-deputado Pedro Lima, além de pastores pioneiros como Amarildo Martins, Hermes, Ivan Fonseca, Coraiola, Claudemir, José Filho (em memória), a bispa Edna, o missionário Carlos e os apóstolos Bennér e Sérgio Paulo, entre outros.

A deputada destacou também que o Tocantins é o único Estado da federação que tem a capital denominada “Capital da Fé”, uma condição para a qual os evangélicos contribuíram muito. “Por essa razão e pelos muitos serviços prestados à sociedade, esse seguimento abrilhanta nosso Estado e a nossa Capital”, afirmou.

A parlamentar finalizou seu discurso parabenizando a Convenção Convenção Interestadual dos Ministros e Igrejas da Assembleia de Deus do Serviço de Evangelização das Regiões dos rios Tocantins e Araguaia (Ciadseta) que completa 71 anos de história e também todos os pastores da Seta. “Em nome da Convenção quero mencionar o nome do presidente pastor Paulo Marins Neto, pois hoje é dia de celebrarmos a fé e agradecer os líderes, como também toda a comunidade evangélica do nosso Tocantins”.

Evangélicos

No dia 30 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Evangélico, conforme Decreto de Lei Nº 12.328, que foi sancionado no ano de 2010 pelo ex-presidente Lula, mas não institui um feriado nem ponto facultativo no Brasil. No entanto, o dia é celebrado em diversas datas diferentes, de acordo com a região e cidade do Brasil.

Segundo o último Censo do IBGE/2010, o número de evangélicos no país cresceu 61% em dez anos. Havia, em 2010, 42.310.000 evangélicos no Brasil, 22,2% da população e o Rio de Janeiro seria o estado que concentra o maior número de seguidores.

De acordo com o último Mapa das Religiões no Brasil, divulgado pela FGV em 2011, o Tocantins é um dos Estados mais religiosos do Brasil. Tanto no índice de católicos, quanto no de evangélicos. Na pesquisa, o Tocantins apareceu em 10º lugar em número de evangélicos, com 21,96% de sua população, ou 301.631 pessoas. Desses evangélicos, 15,51% são pentecostais e 5,19% pertencem a outras correntes, entre elas as tradicionais. (Penaforte)