Ivory propõe exigência de proteção de hélices nas embarcações que trafegam nos rios

Por Ascom Dep. Ivory de Lira
24/06/2019 14h47 - Publicado há 4 anos
Deputado Ivory de Lira
Deputado Ivory de Lira
Ascom Dep. Ivory de Lira / HD

Determinado a contribuir para minimizar riscos de acidentes nas atividades recreativas e esportivas aquáticas o deputado Ivory de Lira (PPL) apresentou recentemente um projeto de lei para que seja exigido o uso de proteção de hélices nas embarcações que trafegam nos rios e lagos do Tocantins, em especial no Lago de Palmas.

O parlamentar citou como exemplos dois acidentes ocorridos em Palmas, em que duas jovens foram vítimas, uma ficou com graves sequelas e outra perdeu a vida.

No final de 2017 a jovem Crislania Pereira, de 22 anos, teve uma perna decepada, pela hélice de uma embarcação, depois de se desequilibrar e cair da lancha em que estava comemorando o aniversário de uma amiga. Depois de mais de 60 dias na UTI Crislania precisou se adaptar a realidade de pessoa com deficiência, precisando enfrentar e conviver desde então com diversas limitações e problemas de saúde.

Ainda mais grave foi o acidente que tirou a vida da atleta Ludimila Barbosa Oliveira. Ela participava da 6ª etapa do circuito estadual de Maratona Aquática do Tocantins, em Palmas. Ocasião em que devido ao mal tempo alguns competidores precisaram de socorro, pois as águas do lago se tornaram agitadas e o risco de afogamento ficou cada vez mais iminente.

Na tentativa de resgate, Ludimila foi atingida pela hélice de uma lancha do Corpo de Bombeiros, ficou em estado grave e morreu três dias depois do acidente.

Custo

O deputado Ivory explicou que considerou, na apresentação do projeto, o fato de que a exigência da proteção de hélice terá um custo.

 “No entanto, este valor deve ser visto como um investimento em prevenção e saúde. Um acidente deste tipo geralmente ou deixa sequelas graves ou tira a vida!”, avalia o parlamentar.

Antes de apresentar o projeto de lei, o deputado Ivory de Lira procurou a Marinha do Brasil para se inteirar sobre a legislação, fiscalização de embarcações, concessões de licenças e habilitação dos pilotos, dentre outros itens, que são fundamentais para prevenir acidentes e para segurança em embarcações.

O deputado citou a crescente exploração turística do Lago de Palmas, além do potencial hídrico em todo Estado. “A busca pela pesca e pelo lazer nos Lagos e Rios do Estado nos feriados e finais de semana, têm refletido no número de embarcações, queremos que haja a exigência e fiscalização por parte do poder público para evitarmos eventuais tragédias. Completou.

Ele também conversou com frequentadores do lago, esportistas e técnicos em segurança. “Pesou em minha decisão de propor que seja exigida a instalação da proteção de hélices conhecer a quantidade de pessoas que se acidentam tanto no Lago de Palmas, quanto nos demais pontos dos rios Tocantins, Araguaia e outros locais onde as embarcações estão presentes”, finalizou

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS