Nordestinos são homenageados em sessão solene na Assembleia

Por Elpídio Lopes
26/06/2019 14h02 - Publicado há 4 anos
Evento aconteceu nesta terça-feira
Evento aconteceu nesta terça-feira
Clayton Crhistus / HD

Em função do trabalho prestado à construção e ao desenvolvimento de Palmas, a Assembleia Legislativa homenageou mais uma vez em Sessão Solene desta terça-feira, 25, os nordestinos da Capital.

O presidente da Casa de Leis, deputado Antônio Andrade (PHS), e demais parlamentares entregaram placas comemorativas a 35 imigrantes nordestinos que prestaram relevantes serviços ao desenvolvimento de Palmas.

Antônio Andrade enalteceu o papel do povo do Nordeste por sua luta e contribuição para o crescimento do País, do Estado do Tocantins e da cidade de Palmas. O presidente disse que não há o que falar da história e identidade brasileiras sem destacar o Nordeste.

Ele afirmou que os nordestinos são reconhecidos não apenas por sua hospitalidade e alegria, mas também por sua luta e resiliência. “A marca e a contribuição dos nordestinos são perceptíveis no passado e no presente do Brasil e do Tocantins, com destaque em Palmas”, concluiu. 

Vários deputados reconheceram e parabenizaram o trabalho prestado pela população do Nordeste à Capital, dentre eles Cláudia Lelis (PV), Valderez Castelo Branco (PP), Elenil da Penha (MDB), Leo Barbosa (SD), Professor Júnior Geo (Pros) e Issam Saado (PV).

Presidente da Nação Nordestina de Palmas, Walter Simões, também conhecido por Walter Nordeste, reivindicou o retorno do programa “Nação Nordestina”, que era transmitido pela Rádio 96.1 FM, e da feira nordestina que acontecia em Taquaralto, e que hoje se encontra paralisada.

Em nome dos homenageados, falaram o professor do IFTO, Joseane Ribeiro de Meneses Granja Júnior, e a procuradora-geral de Palmas, Fernanda Cristina Nogueira de Lima.

Em seus pronunciamentos, ambos destacaram as ações de sucesso realizadas por nordestinos nos campos empresarial e cultural, por exemplo. “Não falarei de problemas vividos pelos irmãos nordestinos, pois é ‘chover no molhado’”, ressaltou o professor Joseane Ribeiro.

A sessão foi aberta com a apresentação do Hino Nacional, executado num solo por Gonzaga Leite, componente do “Trio Gonzaga Leite”, que também apresentou a música “Riacho do Navio”. Ainda houve o recital “Asa Branca”, exibido pela Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas.

Além de uma plateia repleta por nordestinos, compareceram o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) e o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais de Palmas, Carlos Braga, representando a prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro (PSDB), entre outras autoridades. (Elpídio Lopes)