Ivory de Lira pede edição de lei sobre barragens e sistema de alarme

Por Ascom Dep. Ivory de Lira
26/06/2019 11h53 - Publicado há 4 anos
Deputado Ivory de Lira durante sessão na Assembleia Legislativa
Deputado Ivory de Lira durante sessão na Assembleia Legislativa
Ascom Dep. Ivory de Lira / HD

Pelo menos quatro usinas hidrelétricas (UHEs) estão abrigadas no território tocantinense, das quais três foram inclusas na lista de inspeção do Ministério de Minas e Energia (MME), para verificar possíveis riscos de acidentes com rompimento de barragens.

As UHEs do Estado são Peixe Angical, no município de Peixe; Luiz Eduardo Magalhães, localizada no município de Lajeado; Estreito, na divisa com o Maranhão e Isamu Ikeda, entre os entre os municípios de Ponte Alta do Tocantins e Monte do Carmo.

As três usinas constam na categoria de "dano potencial alto" do MME, por suas áreas de abrangência ser densamente povoadas ou de grande importância ambiental. Devido a estes riscos, o deputado Ivory de Lira apresentou requerimento solicitando ao governo do Estado que seja editada a Lei de monitoramento das usinas, além da manutenção de um plano de evacuação imediata e instalação de um sistema de alerta por sirenes, para acionamento em caso de rompimento de barragem.

“Vale destacar que a categoria em que nossas usinas foram incluídas não diz respeito às suas estruturas, mas ao risco potencial”, disse o deputado, explicando que segundo a última avaliação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) as UHEs três tem baixo potencial de rompimento.

“Porém, consideramos necessários que os responsáveis se mantenham preparados, pois um eventual acidente poderia causar prejuízos financeiros inestimáveis, além da perda de centenas de vidas”, justifica o parlamentar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS