Halum prestigia abertura do 4º Fórum em Defesa do Lago

Por Diretoria de Área de Comunicação Social
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Presidente César Halum
O presidente do Legislativo, deputado César Halum (PFL), participou, na manhã deste dia 19, da abertura do 4º Fórum em Defesa do Lago que aconteceu no auditório da OAB, em Palmas. Com o tema “Uso e Ocupação Legal e Ordenada”, o evento tem o objetivo de incentivar a população a recuperar o lago será realizado até amanhã, dia 20. A solenidade foi iniciada com a apresentação de um vídeo especial sobre lago e a vida da comunidade dos sete municípios do seu entorno, produzido pela Organização Jaime Câmara (OJC). Em seguida, o presidente da OJC no Tocantins, Fátima Roriz, falou sobre a iniciativa da empresa em buscar uma sintonia entre a sociedade civil e o Poder Público na vigilância da preservação do lago. Uma das propostas do evento, segundo o diretor de Desenvolvimento Sustentável do Naturatins, Antônio Santiago, é conscientizar a população para minimizar os crimes ambientais, como a pesca no período de piracema, e impedir que sejam lançados dejetos e esgotos domésticos no lago. “O benefício da preservação é maior para a comunidade. Fiscalizar a área é compromisso de todos”, alerta. Como participante da mesa, o presidente César Halum, fez questão de ressaltar que o Estado possui uma política ambiental séria que busca recursos para a conservação de seu ecossistema. “O Tocantins tem avançado na sustentabilidade dos usos múltiplos da água”, afirmou o deputado. Ele acrescentou que, “apesar de termos um grande potencial fluvial, não podemos deixar que o uso indevido dos rios e lagos crie uma problemática como o desequilíbrio no meio ambiente”. Várias autoridades estaduais e municipais prestigiaram a abertura do fórum que tem como organizadores a OJC, o governo do Estado, a prefeitura da Capital, a Caixa Econômica Federal e a Investco.