CPI solicitará processo ao STF
A cópia de um processo que tramita no Supremo Tribunal Federal, tratando da participação de autoridades públicas, como juízes e políticos, no envolvimento com o grupo do megatraficante Leonardo Mendonça, foi solicitada, por meio de requerimento do presidente da CPI, deputado José Santana (PT), aprovado na reunião pública da comissão de hoje, dia 7. A intenção é saber se há autoridades tocantinenses envolvidas, já que o Estado estava na rota de atividades de Leonardo, conforme se pôde comprovar pelos autos recebidos.
Também foi aprovado um requerimento do presidente que pede ao Tribunal de Justiça do Tocantins e às comarcas de municípios do interior as cópias dos processos de seis habeas-corpus, concedidos por desembargadores do Estado a presos em flagrante por tráfico de grande quantidade de entorpecentes. Há processos datados da metade da década de 1990.
Frustração
Os membros da comissão informaram que o pedido da CPI à Polícia Federal da cessão do delegado Deuselino Valadares para auxiliar nas investigações não foi atendido, mas que os deputados ainda irão insistir. A polícia afirma que poderá ceder um outro delegado. Os deputados insistem em Deuselino, porque ele foi muito atuante quando combateu o tráfico de entorpecentes no Estado. Hoje ele está em lotado em Goiânia (GO).