Em dia Internacional da Conscientização do Autismo, Luana destaca lei de sua autoria
O dia 2 de abril é conhecido internacionalmente como o Dia da Conscientização do Autismo. Nesse sentido, a deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB) lembrou a data reforçando a importância da luta pelo respeito às pessoas que carregam essa condição, defendendo-os e dando a visibilidade necessária.
Reiterando essa necessidade, Luana destacou a Lei nº 3.264, de sua autoria, que já está em vigor no Estado desde 2017, que o briga órgãos públicos e privados a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.
“Embora nos últimos anos tenha havido avanços na inclusão, ainda há um longo caminho a ser percorrido, em detrimento das várias barreiras existentes que impedem o acesso, o convívio e a permanência das pessoas que têm algum tipo de necessidade especial, como os autistas”, pontua Luana.
Com o projeto de Luana Ribeiro, órgãos públicos e estabelecimentos privados como supermercados, farmácias, bancos, lojas, restaurantes, entre outros, devem incluir em suas placas o indicativo de atendimento prioritário, garantindo aos pais e responsáveis por autistas a prioridade, tal como já acontece com idosos, gestantes e lactantes.
O Autismo
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, de acordo com os especialistas, aparece nos três primeiros anos de vida da criança. O autismo pode comprometer habilidades importantes do desenvolvimento como comunicação e interação social.
Alguns sinais podem ser detectados em bebês. Não fazer gestos com as mãos, com um ano e seis meses de vida, não falar palavras simples e aos dois anos não conseguir formar nenhuma frase ao falar são exemplos de ações que podem indicar uma criança autista. Outras características são: o não-gosto por cores e objetos iguais e colocar os brinquedos em fila. A terapia cognitiva é o tratamento base para crianças autistas.