Luana visita HGP e reforça Campanha ‘Julho Verde’

Por Glês Nascimento
02/07/2019 18h17 - Publicado há 5 anos
Luana visita HGP e reforça Campanha ‘Julho Verde’ contra câncer de cabeça e pescoço
Luana visita HGP e reforça Campanha ‘Julho Verde’ contra câncer de cabeça e pescoço
Ascom Luana Ribeiro / HD

Com o objetivo de divulgar a Campanha de Conscientização Julho Verde – contra câncer de cabeça e pescoço -, a deputada Luana Ribeiro (PSDB) visitou nesta sexta-feira, 28/07, o ambulatório de reconstrução crânio facial do Hospital Geral de Palmas (HGP).

A campanha, que será lançada no Tocantins a partir da próxima semana, tem apoio da parlamentar por meio de projeto de lei que insere julho no calendário oficial do Estado como o mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. “Estou abraçando esta causa e quero contribuir, agregar, colocar emendas, trazer equipamentos e recursos para que os pacientes sejam diagnosticados precocemente, e tenham tratamento adequado”, ressaltou a deputada. São cerca de 41 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Durante a visita, Luana viu de perto a realidade do ambulatório e conheceu pacientes já atendidos. Um deles, o senhor João Gontijo, está há dois anos em tratamento de câncer na laringe. Ele passou por procedimento de laringectomia (remoção parcial ou total da laringe para tratamento de tumores) em fevereiro e, desde então, estava sem falar. Agora com a laringe eletrônica - doada por meio do projeto REDE+VOZ, da Associação do Câncer de Boca e Garganta (ACBG) ao serviço de cabeça e pescoço do HGP -, voltou a se comunicar. “Muito bom poder falar de novo. A equipe aqui é excelente”, afirmou. Seis pacientes receberam os aparelhos.

Segundo a supervisora do ambulatório, Flaviany Araújo, são atendidos, mensalmente, 3.600 pacientes. O ambulatório, que atende 37 especialidades, tem fluxo de 8 mil pacientes/mês.

Para a cirurgiã, Rayla Souza, a incidência dos pacientes com com diagnóstico tardio é alta. “Por isso estamos focados na prevenção e na conscientização para que os tumores sejam identificados mais rapidamente”, destacou.

As próteses de face - nariz, orelha e olhos - também são confeccionadas no Tocantins pelas mão das cirurgiã bucomaxilo, Daniela Tosin. “Somos os únicos da região Norte a realizar esse trabalho a um baixo custo. Mas precisamos de apoio”, disse.
Também fazem parte da equipe e acompanharam a visita, a fonoaudióloga, Patrícia Policeno, a fisioterapeuta Talita Brunes, o cirurgião plástico, Jonas Eraldo, e o diretor administrativo do HGP, João Medeiros.

Julho verde
Julho Verde é um alerta para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, que atingem boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide e seios paranasais. A data foi criada para divulgar informações sobre esses tipos de cânceres que têm como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV.
São cerca de 10 mil mortes por ano no país, só para os cânceres de laringe e cavidade oral. Os sobreviventes enfrentam perdas significativas na qualidade de vida durante e após o tratamento. O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. No Tocantins, um simpósio será realizado na data.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS