Em Araguaína, Luana Ribeiro participa de entrega do Parque Cimba

13/07/2019 09h00 - Publicado há 5 anos
Em Araguaína, Luana Ribeiro participa de entrega do Parque Cimba
Assessoria Luana Ribeiro / HD

A deputada estadual Luana Ribeiro participou na sexta-feira, 12, da entrega oficial do Eco Parque Cimba “Benedito Vicente Ferreira”, primeiro parque urbano de Araguaína. A obra foi entregue pelo prefeito Ronaldo Dimas.
Desde 2015, o local é uma referência para prática esportivas e de lazer para todos os araguainenses, sendo usado também para confraternizações, como aniversários, piqueniques e até casamentos. O local ainda é palco para o Festival São João do Cerrado, Via Sacra e outros eventos de esporte e culinária.

“Não estamos aqui inaugurando porque a população mesmo já inaugurou. A gente começou com a limpeza da área, retirada das voçorocas, instalamos um grande sistema de drenagem, fizemos a terraplanagem das pistas, e quando o parque tomou forma tinha gente aqui caminhando todos os dias, a toda hora”, lembrou o prefeito Ronaldo Dimas sobre o rápido acolhimento do parque pela comunidade.

Para Luana, o parque é um espaço de lazer e convivência da cidade. “As famílias vêm, se integram, abraçam a cidade e isso é sinônimo de qualidade de vida”, disse Luana.

Memória viva
O parque foi batizado em homenagem a “Benedito Vicente Ferreira”, no dia de seu nascimento: 12 de julho de 1932. O empresário e político foi fundador da Companhia Industrial e Mercantil da Bacia Amazônica (Cimba), cujas ruínas estão preservadas no centro deste parque. A Cimba foi a primeira indústria de Araguaína e de todo o norte goiano, com atividades de extração de madeira; extração, refinamento e envasamento de óleo babaçu; beneficiamento de algodão; beneficiamento e empacotamento de arroz; e indústria de sabão.

O comerciante Antônio Godoi, 65 anos, manteve viva a memória de quando ajudava o pai no carregamento de madeira para a Cimba. “Era uma coisa muito nova, aqui não tinha. Ele Bendito quem deu atividade e trabalho para o povo. A gente também comprava os produtos daqui, como sabão e a gordura “levinha”. Lembro até da propaganda no rádio: ‘Cheirinho gostoso que vem da cozinha, estão cozinhando com a gordura levinha’”, contou.

Estrutura
O parque recebeu piso de concreto polido nas ruínas que foram preservadas como patrimônio histórico, gradil de fechamento, iluminação em LED, grama, sistema de irrigação e drenagem, paisagismo, estacionamento, lago e cascata. E ainda academias ao ar livre, adulta e infantil, com aparelhos de ginástica e musculação também para deficientes, ciclovia, pista para caminhada e corrida.

Para maior segurança dos usuários, o parque é cercado por um gradil. Um total de 893,77 metros de alambrado metálico de tela metálica especial (nylofor), na frente do parque, e mais 700 metros de cerca concertina dupla nos fundos, onde fica a mata. Em seu interior há duas pistas, sendo uma para ciclismo e outra para caminhada, ambas com 1,2 km de extensão. (Com informações ASCOM/Prefeitura de Araguaína/ Marcelo Martin. Fotos: Marcos Sandes)