Claudia Lelis prestigia abertura das cavalhadas em Taquatinga

Por Fátima Miranda
13/08/2019 15h03 - Publicado há 4 anos
Claudia participa da abertura Cavalhadas em Taguatinga
Claudia participa da abertura Cavalhadas em Taguatinga
Lourenço Bonifácio / HD

A deputada estadual Claudia Lelis, PV, participou neste sábado, 10, da abertura das Cavalhadas, em Taquatinga, região Sudeste do Estado. 

O evento tem emenda parlamentar de R$ 100 mil reais destinada pela deputada que fez questão de afirmar “ que é fundamental a preservação desta manifestação cultural e, principalmente, o incentivo financeiro anual para que essa tradição fique a cada ano mais bonita e mais forte”.

Claudia Lelis também ressaltou que a festa fomenta o turismo local e movimenta a economia da Cidade. “Por isso é essencial incentivar todos os anos a realização das Cavalhadas. Acredito que é através do fomento da atividade cultural que iremos alavancar também uma outra atividade, que é o turismo cultural”, ponderou Lelis. A deputada também lembrou que Taquatinga é referência para região sudeste e que é preciso incentivar e fomentar a economia da região. 

A deputada destinou também R$ 900 mil reais para saúde e pavimentação asfáltica da Cidade. “Como representante do povo desta Cidade estou lutando muito na Assembleia para que as melhorias cheguem a população”, lembrou Lélis. 

Cavalhadas

As Cavalhadas de Taguatinga ocorrem anualmente, dentro dos Festejos de Nossa Senhora D’Abadia, padroeira da cidade, no mês de agosto. 

Ao todo, são 24 cavaleiros, sendo 12 cristãos, vestidos de azul, com a missão de converter os inimigos ao cristianismo e 12 mouros (mulçumanos) trajados de vermelho e defensores da própria fé. É uma referência às Cruzadas, sendo que no final os cristãos sempre vencem os mouros. 

As Cavalhadas tiveram início em 1936. Foram interrompidas por 40 anos e retomadas em 1997.  O primeiro dia é dedicado aos “treinos” e o segundo à “batalha”, onde a destreza dos participantes ganha mais destaque pela beleza visual das vestimentas e destreza com os cavalos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS