Claudia Lelis critica política ambiental do Governo Federal

Por Fátima Miranda
21/08/2019 18h00 - Publicado há 4 anos
Deputada Lelis critica politica ambiental
Deputada Lelis critica politica ambiental
Lourenço Bonifácio / HD

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) fez duras críticas na sessão desta terça feira, dia 20, à política ambiental do Governo Federal e solicitou à presidência da Assembleia Legislativa o envio de nota de repúdio sobre os prejuízos causados ao meio ambiente pela atual política adotada.

“Venho à tribuna hoje para manifestar minha indignação e principalmente preocupação com o corte de 300 milhões de coroas norueguesas, o equivalente a R$ 130 milhões, para ações contra o desmatamento no Brasil. As doações são realizadas desde 2008 pela Noruega para o Fundo Amazônia, respondendo por 94% das doações. Esses recursos garantem a execução de projetos e programas desenvolvidos na Amazônia Legal, e principalmente aqui no Tocantins na área ambiental”, defendeu Lelis.  

Claudia classificou como “retrocesso enorme na área ambiental”, e se disse muito preocupada com o futuro ambiental no Tocantins, “principalmente dos projetos ambientais que estão em execução, como o Cadastro Ambiental Rural, a vinda de recursos para queimadas que, todos aqui sabem, destroem o nosso cerrado todos os anos de forma devastadora, entre outros”. A deputada reforçou que, mediante a política ambiental defendida pelo Governo Federal, que pede o fim de demarcações de terras e permissão para mineração em áreas indígenas; a flexibilização de licenciamentos ambientais; o sucateamento de órgãos de defesa ambiental; alterações no Código Florestal e agora mudanças no Fundo Amazônia, “minha revolta e também minha indignação só aumentam”. 

“Este Parlamento precisa se manifestar. O meio ambiente não pode ter bandeira partidária. Acredito que cada País, cada Estado, tem sua forma de fazer política, mas o meio ambiente é de todos, é do planeta”, defendeu Lelis. Presidente estadual do PV e da Comissão de Meio Ambiente, Turismo e Energia da Casa, ela também manifestou solidariedade a todos os governadores da Amazônia Legal, que já manifestaram o desejo de dialogar diretamente com as embaixadas da Noruega, da Alemanha e da França.

Claudia defendeu mais recursos para o Fundo da Amazônia em 2017

Em 2017, enquanto vice-governadora do Tocantins, estive na Reunião Anual do GCF – Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas - na cidade de Balikpapan, Indonésia, e consegui, juntamente com os governadores da Amazônia, a vinda de mais recursos para o Estado, na ordem de USD$ 25 milhões. “Parte desses recursos era da Noruega, país com cujo embaixador tinha conversado pessoalmente durante o evento e explicado a importância desses recursos para o nosso Estado”, afirmou Lelis.

A deputada pediu o apoio de todos os parlamentares para a defesa dessa causa. “Não irei me calar. A causa ambiental não é somente uma bandeira: é uma causa que todos precisam defender a fim de garantir o futuro das próximas gerações”, garantiu a parlamentar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS