Assembleia aprova projeto que altera nome de Fortaleza do Tabocão

Por Cristiane Lima
21/08/2019 18h07 - Publicado há 4 anos
Após sansão do Governo, cidade passará a se chamar somente Tabocão
Após sansão do Governo, cidade passará a se chamar somente Tabocão
Divulgação / HD

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta, 21, o Projeto de Lei 238, de autoria do deputado Vilmar (Solidariedade) com a mudança do nome do município de Fortaleza do Tabocão para Tabocão. O Projeto aprovado será enviado ao Governo do Estado para sansão. Após esta publicação, a cidade passa oficialmente a se chamar Tabocão.

Depois de ser aprovada no último dia 14 na Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público, a matéria entrou em votação na sessão ordinária matutina desta quarta, 21, na qual foi aprovada em primeiro turno e depois aprovada em segundo e último turno, na sessão vespertina.

Autor do projeto, Vilmar lembra que a mudança, já formalizada em lei, é uma vontade expressa da população local em plebiscito. Ele destaca que a modificação, mesmo que somente de grafia, depende de iniciativa legislativa estadual.

Durante a votação do projeto, o parlamentar defendeu a aprovação da matéria lembrando que o nome Tabocão já é de uso comum da comunidade local, em decorrência de um ribeirão e de um posto de combustíveis homônimos.

Alteração do nome

A mobilização para alteração do nome da cidade teve início ainda em 2017, após consulta pública e criação de lei municipal. Em seguida, a pedido do prefeito Wagner Teixeira, Vilmar apresentou um projeto de lei na Casa solicitando a alteração do nome da cidade. Aprovado, o projeto foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE, que realizou plebiscito durante o primeiro turno das eleições de 2018, para confirmar a alteração com os moradores.

Como uma das últimas etapas para aprovação do nome da cidade, a proposta de alteração confirmada pelo TRE retornou à Assembleia para ser votada, e segue agora para o Governo do Estado para sanção.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS