Claudia Lelis defende inclusão do biólogo nas políticas públicas

Por Fátima Miranda
03/09/2019 16h57 - Publicado há 4 anos
Sessão solene do biólogo
Lourenço Bonifácio / HD

A deputada estadual, Claudia Lelis (PV), autora do requerimento que realizou a sessão solene em homenagem aos 40 anos da regulamentação da profissão de biólogos no Brasil, fez questão afirmar durante a sessão, na manhã desta terça-feira, 3, que a profissão é fundamental na luta em defesa do meio ambiente.

“Nos últimos dias temos visto com frequência a devastação das queimadas na Amazônia e no Cerrado, e acredito que todos vocês, assim como eu estão preocupados com o risco ambiental que estamos correndo e essa sessão, hoje, demostra o reconhecimento desta Casa de Leis por essa profissão tão essencial para a preservação da vida no planeta”, discursou Lelis. Segundo a deputada mediante a grave crise ambiental que o Brasil enfrenta é preciso inserir o biólogo nas políticas públicas voltadas para o meio ambiente, “porque quanto mais profissionais engajados nessa luta melhor para o futuro do planeta”, afirmou Lelis.

Durante a sessão Claudia Lelis também se colocou à disposição da classe para lutar pela projeto de lei que tramita no Congresso Nacional para regulamentar a carga horária do profissional Biólogo, além de estabelecer um piso salarial para a categoria e normatizar questões como a insalubridade e periculosidade da profissão.

“Como parlamento estadual podemos nos unir a vocês e buscar que a bancada federal tocantinense apoie essa luta. O Tocantins tem uma bancada federal forte e atuante e me coloco à disposição da categoria para irmos a Brasília conversar com nossos deputados federais e buscar alternativas para que o Projeto de Lei trâmite na Câmara”, ponderou a parlamentar. .

Sessão solene

A sessão solene em homenagem aos 40 anos de regulamentação da profissão de biólogo no Brasil e em homenagem aos profissionais da área que atuam no Tocantins atende a um requerimento de autoria da deputada Cláudia Lelis (PV), em reconhecimento à profissão no Estado e ao dia nacional do biólogo, comemorado em 3 de setembro.

Foram homenageados os biólogos Júlio César Ibiapina Neres, Kellen Lagares Ferreira da Silva e Pedro Heber Estevam Ribeiro. A vice-presidente do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região, Arlete Vieira da Silva, que participou da sessão agradeceu a Casa de leis e a deputada pevista pela homenagem, já o presidente da Associação Tocantinense dos Biólogos, Marcelo da Gama Grison, destacou o trabalho da deputada Claudia Lelis em prol do meio ambiente e também agradeceu o apoio da deputada em prol da categoria de biólogos tocantinenses.

A profissão de biólogo foi regulamentada no Brasil em 3 de setembro de 1979, quando foi sancionada a lei 6.684, data a partir da qual os conselhos profissionais intensificaram suas ações com o objetivo de defender e disciplinar o exercício profissional, além de ampliar a visibilidade do biólogo junto à sociedade, como profissional das ciências biológicas nos mais variados campos, entre eles, em análises clínicas, meio ambiente, saúde, agricultura e educação.