No Setembro Amarelo, deputada propõe maior divulgação do disque 188

Por Isabel Cristina
05/09/2019 09h51 - Publicado há 4 anos
O projeto de lei de autoria da deputada Vanda Monteiro foi apresentado em regime de urgência.
O projeto de lei de autoria da deputada Vanda Monteiro foi apresentado em regime de urgência.
Flávia Samylla / HD

Uma proposta da deputada estadual Vanda Monteiro (PSL) pretende tornar lei no Tocantins a ampla divulgação de avisos com número do Centro de Valorização da Vida-CVV, disque 188. O Projeto de Lei foi apresentado durante a sessão desta quarta, 4.

De acordo com Vanda Monteiro, a proposta é uma forma de engajamento ao movimento nacional, Setembro Amarelo, que busca uma maior conscientização e prevenção sobre a problemática do suicídio.

"Precisamos encarar o suicídio e sua prevenção como uma responsabilidade pública. A ampla divulgação do disque 188 será uma oportunidade de acolher aqueles que sofrem e dar a essas pessoas uma chance de pedir ajuda".

O projeto de lei de autoria da deputada Vanda Monteiro foi apresentado em regime de urgência.

Centro de Valorização da Vida- CVV

Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. É membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

Setembro amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. (Com informações do CVV e Movimento Setembro Amarelo). 

Setembro Amarelo acesse https://www.setembroamarelo.org.br/

Centro de Valorização da Vida- https://www.cvv.org.br/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS