Deputado apresenta proposta para beneficiar personal trainer

Por Thalia Batista
06/09/2019 15h43 - Publicado há 4 anos
Ricardo destaca a importância desses profissionais
Ricardo destaca a importância desses profissionais
Benhur Sousa / HD

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) apresentou na manhã desta quarta-feira, 04, uma Moção de Aplausos a todos os profissionais de educação física do Estado, uma homenagem aos 21 anos de regulamentação da profissão, comemorados no último dia 1° de setembro. Ayres ainda usou a tribuna para pedir o apoio dos demais parlamentares, para a aprovação do Projeto de Lei de sua autoria que tramita na Casa e beneficia os personal trainers.

O parlamentar destacou a importância dos profissionais de educação física na promoção da saúde, bem estar e lazer para a população, tendo o trabalho reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde. Ainda segundo ele, a atuação dos profissionais de educação física não se limita às academias, estando presentes em escolas, laboratórios, hospitais, clubes e associações. “Os Profissionais de Educação Física tem uma significativa contribuição para que o Tocantins permaneça como um estado de pessoas saudáveis e adeptas das práticas esportivas. Palmas é a capital brasileira com as menores taxas de obesidade, excesso de peso e hipertensão, sendo dados do Ministério da Saúde”, relembrou o deputado.

Projeto de Lei

O Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Ricardo Ayres, assegura aos profissionais de educação física, denominados personal trainers, o acesso gratuito às academias de ginástica do Tocantins, para o acompanhamento de seus clientes, no intuito de orientar e coordenar suas atividades físicas. “Entendendo como abusiva a pratica efetuada por algumas academias de ginástica no estado que proíbem, ou condicionam a um acréscimo de valor na mensalidade, o acesso de profissionais da educação física, que atuam como personal trainers particulares, no atendimento de seus clientes”, explicou.

Ayres ainda destacou que a medida fere o Código de Defesa do Consumidor e pode ser considerada uma venda casada. Para ele, existem duas relações de consumo diferentes. “O cliente paga para usar a academia, e é direito dele poder usar o seu personal trainer, profissional que ele optou por contratar, sem ter que pagar a mais por isso. O personal vai a academia para orientar e coordenar as atividades dos seus clientes, não para usar os equipamentos, não é justo que ele tenha que pagar para trabalhar”, concluiu.