Comissão vai estudar uso múltiplo das águas do distrito irrigado Manuel Alves

Por Rubens Gonçalves
11/09/2019 14h56 - Publicado há 4 anos
Proposta foi apresentada em audiência pública
Murilo Magalhães / HD

Formada por representantes da Secretaria estadual da Infraestrutura, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, e da Secretaria estadual da Agricultura, uma comissão vai debater as condições de uso múltiplo do lago no Distrito Irrigado Manuel Alves. Esse foi um dos encaminhamentos da audiência pública realizada na noite desta segunda-feira, 9, na Câmara Municipal de Dianópolis, região sudeste do Estado.

Conduzida pela deputada Cláudia Lelis (PV), presidente da Comissão de Minas e Energia, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa, a audiência reuniu parlamentares, secretários de Estado, prefeitos, vereadores e o ministro interino do Turismo, Hercy Filho, que já foi prefeito de Dianópolis.

Autor do requerimento que resultou na realização da audiência pública, o deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) informou que vai solicitar ao presidente da Casa, Antonio Andrade (PTB), a retirada de um projeto de lei de sua autoria que institui a Política Estadual de Segurança de Barragens. O objetivo, segundo ele, é acrescentar à matéria regras para o uso múltiplo dessas águas.

Fiscalização

Após os encaminhamentos feitos durante a audiência pública Ayres sugeriu também ao promotor de Justiça de Dianópolis, Adailton Saraiva, a instauração de inquérito civil público com o objetivo de acompanhar as próximas ações.

Demanda

O deputado explicou que a proposta de audiência pública surgiu como uma demanda dos moradores de Dianópolis e municípios vizinhos, como Porto Alegre e Rio da Conceição, já que, segundo eles, o acesso ao lago está proibido, desde 2017, por decisão judicial. “O acesso público e o uso múltiplo do lago do Distrito Manuel Alves, com atividades turísticas, pesca esportiva e afins, tem potencial de criar oportunidades de lazer, esporte e geração de renda para toda a região”, informou.

Serras Gerais

Outra demanda para o incremento do turismo na região foi proposta pelo prefeito de Dianópolis, Padre Gleibson. O gestor sugeriu que as Serras Gerais (parte da maior cadeia de serras do Brasil) sejam incluídas no programa Investe Turismo. A proposta será levada oficialmente ao Ministério do Turismo, e se aceita a região receberá investimentos como incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing voltados para o setor.

Sem promessas

Sem querer fazer promessas, o ministro interino do Turismo, Hercy Filho, disse que levará ao conhecimento do titular da pasta, Marcelo Álvaro, todas as demandas apresentadas. “Nós vamos fazer os encaminhamentos e buscar as medidas que poderemos adotar para atingir os objetivos. Todos têm a ganhar com um turismo mais forte na região”.

Referindo-se especificamente ao lago do projeto Manuel Alves, ele enfatizou a importância da pesca esportiva. “Além de preservar, o turista pescador esportivo gasta muito nos locais aos quais viaja”, concluiu.