Deputada participa de inauguração do Núcleo de Identificação Civil

Por Glês Nascimento com informações SECOM/TO
12/09/2019 09h57 - Publicado há 4 anos
Luana Ribeiro participa de inauguração do Núcleo de Identificação Civil na Ciretran de Araguaína
Yago Modesto / HD

A deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB) participou da inauguração do Núcleo de Identificação Civil na Ciretran de Araguaína. Em discurso, Luana destacou a importância da gestão compartilhada com a segurança pública é uma gestão eficiente. “Uma gestão tem que ser integrada e compartilhada. Essa obra vai facilitar a vida das pessoas e isso é muito importante”, destacou Luana.

O objetivo do novo prédio é descentralizar os atendimentos e disponibilizar mais opções de montagem de processos de Registros Gerais (RG). O projeto é uma parceria entre o Departamento de Trânsito do Tocantins (DETRAN) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO). A nova unidade de atendimento foi instalada na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município.

“Pensamos no conforto das pessoas, de evitar o deslocamento de um local pra o outro ao montar o processo de Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo. É uma parceria importante e o Detran tem colaborado e apoiado a ideia” disse a diretora do Instituto de Identificação, Naides César Silva, ressaltando ainda que essa parceria já se mostrou eficiente em outras localidades, como em Luzimangues, inaugurado no mês passado.

Com a inauguração da nova unidade, Araguaína passa a contar com duas opões para emissão de RG, na Ciretran e no órgão “É Pra Já”. Os serviços continuam sendo realizados normalmente no É Prá Já, que possui atualmente uma demanda de mais de mil atendimentos mensais. A Ciretran, por sua vez, possui um atendimento de aproximadamente 100 pessoas diariamente.

“Muitas vezes o usuário do Detran precisa solicitar a segunda via do RG e o Núcleo do Instituto de Identificação instalado vai facilitar esse processo. Ganha a população tocantinense e ao mesmo tempo o Estado, com menor custo e mais eficiência” destacou o presidente do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), Colemar Câmara.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, o RG é um documento fundamental para todas as pessoas, que possibilita o exercício da cidadania, facilitar o acesso a ele, é uma obrigação e demonstração de respeito à população. “Quando facilitamos o acesso tratamos as pessoas com respeito. Por razões diversas tínhamos grandes desafios na administração, na emissão e entrega desses documentos, mas ao longo do tempo a equipe do Instituto de Identificação tem feito esforço grande pra agilizar e normalizar os atendimentos”.

Além das unidades recém inauguradas em Palmas e em Araguaína, Cristiano Sampaio sinalizou com a entrega de mais outro núcleo na região sul da Capital. Ele ressaltou que a descentralização dos atendimentos, seja por núcleos físicos ou pelo agendamento virtual, fazem parte do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, o PESSE.

Modernização

Na trilha da modernização e em busca do melhor atendimento à população Cristiano Sampaio informou que, a partir do próximo ano, o Tocantins disponibilizará um novo modelo de RG. Trata-se de um novo formato nacional de documento, com chip e informações de outros documentos importantes unificados. “O Tocantins sairá na frente com essas medidas modernas. Esse novo modelo chega através de um convênio com o Governo Federal que segue em ritmo avançado de negociação. A previsão é de que o serviço seja ofertado no ano que vem”, finalizou.

Prestigiaram a entrega da unidade o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, deputados estaduais e autoridades locais.