Audiência em Lagoa da Confusão debate conflitos na Bacia o Rio Formoso

30/09/2019 08h35 - Publicado há 4 anos
Cláudia Lelis em visita na região do Formoso
Lourenço Bonifácio / HD

Entre as deliberações da Audiência Pública que aconteceu nesta sexta-feira, 27, em Lagoa da Confusão, região do Vale do Araguaia, a deputada estadual Claudia Lelis ( PV) propôs fortalecer os segmentos do Comitê de Bacia dando voz de forma equilibrada a todos os setores. A audiência, realizada no Centro de Convenções da cidade, aconteceu por meio da Comissão de Minas, Energia, Turismo e Meio Ambiente, presidida por Lelis.

A deputada também sugeriu a revisão do plano de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso feito em 2007. Além da revisão das outorgas e regras de operação, considerada uma das principais etapas, quando ocorre o estudo de alocação e otimização do uso de águas na bacia. Esta fase já está em andamento por meio de um convenio firmado entre o Naturatins, UFT e a FAPTO e deve gerar resultados nos próximos 15 meses.

A deputada sugeriu também convidar o promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior, da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia, para ir à Assembleia Legislativa conversar com os deputados estaduais.

Diálogo equilibrado

“É fundamental ouvirmos todos os setores envolvidos para resolver isso de forma segura, protegendo o meio ambiente e sem gerar obstáculos à atividade econômica do agronegócio", afirmou a deputada. Segundo ela, é necessário um diálogo equilibrado entre todos os agentes envolvidos direta e indiretamente na questão ambiental da bacia do Rio Formoso.

"Quero deixar muito claro que ninguém aqui é contra o agronegócio. Mas como presidente desta Comissão, defendo que produção agropecuária leve em conta a preservação ambiental, seguindo as leis ambientais”, defendeu a deputada Claudia Lelis.

Durante a audiência, Claudia destacou que 52,83% da arrecadação estadual vem da agricultura, setor onde os municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão de destacam.

"Como presidente desta comissão espero que possamos chegar a um consenso, e esta audiência é o começo deste processo”, ressaltou Lelis. Participaram da audiência além de deputados estaduais, delegado Rerisson, Gledson Nato, Ivan Vaqueiro e Newton Franco, comunidade local, produtores rurais, vereadores e prefeitos da região.

Visita técnica

Os deputados também realizaram ainda nesta sexta-feira pela manhã visita técnica ao projeto Rio Formoso onde puderam ver os barramentos/elevatórias no curso da Bacia do Rio Formoso.