Deputados defendem integração para proteger a Amazônia
Com a finalidade de discutir os riscos da internacionalização da Amazônia, foi aberta na noite de quarta-feira, no centenário palco do Teatro Amazonas, em Manaus, a X Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, realizada pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).
O Prefeito de Manaus, Serafim Côrrea, o Governador do Amazonas, Eduardo Braga, e mais de 200 parlamentares de todo país estiveram presentes à cerimônia de abertura, na qual foi definida a estratégia de, durante os três dias de conferência, elaborarem Carta de Manaus com articulações políticas voltadas a preservação ambiental. Esta carta será, posteriormente, entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
No discurso de abertura, o Governador Eduardo Braga elogiou a realização do evento em Manaus e destacou a representação que o Estado ganhará na entidade com a eleição do deputado amazonense Liberman Moreno à presidência. Liberman será aclamado em chapa única. É importante o legislativo conhecer de perto a realidade do nosso Estado. A Amazônia é de todos nós e todos precisam estar atentos, ressaltou.
Segundo o presidente da UNALE, deputado. José Távora (PFL-RJ), o trabalho da instituição não esta voltado para exclusivo para os parlamentares . Não basta a UNALE atender aos interesses da classe, temos que unir forças também por trabalhos efetivos na sociedade, completa.
A programação começa na quinta-feira (18/02) com a palestra sobre Situação indígena e fundiária de Roraima , com Deputado Messias de Jesus (ALE/ RR) ; a mesa redonda Amazônia Patrimônio do Brasil e Regras eleitorais, palestra com Ex- Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Fernando Neves. O encerramento, que acontece na sexta-feira, terá palestra Por um legislativo estadual valorizado, com os Presidentes das Assembléias Legislativas do Ceará, Tocantins e Distrito Federal e Mídia e opinião pública, com o jornalista de O Globo, Mervel Pereira.