Aprovado Título de Cidadão Tocantinense ao presidente do Senado Davi Alcolumbre

Por Luiz Pires
12/11/2019 16h07 - Publicado há 4 anos
Davi Alcolumbre deverá participar da assinatura do contrato de empréstimo de R$ 593 milhões
Koró Rocha / HD

A Assembleia Legislativa aprovou Título de Cidadão Tocantinense ao presidente do Senado da República, Davi Alcolumbre (DEM). A propositura foi apresentada pela deputada Valderez Castelo Branco (PP), que considerou decisiva a participação do presidente do Congresso, para a assinatura do contrato de empréstimo de 593 milhões de reais ao Estado do Tocantins junto à Caixa Econômica Federal.

Ao justificar a homenagem, Valderez afirmou que Alcolumbre tem cumprido suas obrigações (como presidente do Senado), independentemente de partido ou bandeira política, defendendo os interesses dos cidadãos brasileiros, “com especial atenção ao Norte do Brasil, trabalhando lado a lado com representantes do povo tocantinense”.

Os deputados que se manifestaram a favor da concessão do título ressaltaram a participação efetiva do presidente do Senado, ao lado do líder do Governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB), junto à Caixa Econômica Federal para liberação do aguardado empréstimo ao Estado do Tocantins.

Para o presidente da Casa, deputado Antonio Andrade (PTB), o empréstimo vai gerar, segundo estimativa do Poder Executivo, em torno de 20 mil reais a todos os municípios do Estado, que serão beneficiados diretamente com obras de infraestrutura.

Andrade lembrou também que grandes obras serão realizadas com o empréstimo, como a ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional, o Hospital Regional de Gurupi e a duplicação da rodovia que liga Araguaína ao povoado Novo Horizonte.

A concessão do título foi aprovado com os votos contrários dos deputados Júnior Geo (PROS) e Elenil da Penha (MDB), que se posicionaram a favor de uma Moção de Aplausos a Davi Alcolumbre.