Projeto obriga prestadoras de serviços a identificar funcionário em atendimento
O Projeto de Lei 207/2019, de autoria do deputado Issam Saado (PV), foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 3. A nova lei obriga as prestadoras de serviços a informarem com, no mínimo uma hora de antecedência, o nome do funcionário que executará o serviço em residências ou sedes de seus contratantes.
A informação deve ser enviada via telefone celular, com foto sempre que possível. Para o deputado autor do projeto, a ação irá garantir mais segurança ao consumidor. "São recorrentes casos de pessoas mal intencionadas se passarem por trabalhadores de empresas de telefonia, internet ou reparos, por exemplo, e adentrarem a residência de famílias. Com esta lei, queremos garantir mais segurança às famílias quando contratarem o tipo de serviço", afirmou.
A lei considera como empresas prestadoras de serviços as de telefonia e internet, televisão, reparos elétricos ou eletrônicos, autorizadas de aparelhos domésticos, concessionárias de energia elétrica, fornecedoras de gás e empresas de seguro.
A pena para as empresas que não cumprirem a lei será multa prevista no Código de Defesa do Consumidor.
O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade entre os deputados estaduais do Tocantins na última semana. Agora a matéria será encaminhada para apreciação do governador. Se sancionada, passará a valer no prazo de 90 dias.